seg, 25 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Número de mortes no trânsito cai 7,6% em um ano, apontam dados do Detran

O Rio Grande do Sul registrou queda de 7,6% no número de óbitos em decorrência do trânsito em 2018. Houve 1.612 mortes, ante as 1.745 do ano anterior. As rodovias responderam por 64% das ocorrências, seguidas das vias municipais, 36%. Os dados foram divulgados pelo Detran nesta quarta-feira (13).

Com relação às vítimas, a faixa entre 21 e 29 anos foi a mais atingida, com 20% do total de mortes. Também é possível separar por participação: 29% eram condutores; 24%, motociclistas; e 20%, pedestres.

Detran1
Entre as vítimas, a faixa de 21 a 29 anos foi a mais atingida, com 20% das mortes em 2018 – Foto: Detran / Divulgação

O Detran atribui a redução da acidentalidade, em parte, ao esforço feito na Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020). Entre as iniciativas que contribuíram para a redução, estão operações de fiscalização como Balada Segura e Viagem Segura, além de ações de educação para o trânsito.

Desde 2015 o Estado tem conseguido superar o índice de redução proposto pela Década de Ação pela Segurança no Trânsito, da Organização Mundial da Saúde (OMS), da qual o Brasil é signatário. A iniciativa tem como foco a redução, em 2020, de 50% de vítimas fatais a partir de projeção linear feita com base nos dados dos anos anteriores.

Detran2
Houve redução em mortes e acidentes fatais no trânsito em 2018 na comparação ao ano anterior – Foto: Detran / Divulgação

De acordo com esse cálculo, em 2018 poderiam ocorrer 3.017 óbitos e o objetivo seria a redução para 1.702. O RS conseguiu terminar o ano com resultado abaixo da projeção: 1.612. “Não podemos comemorar porque estamos falando da perda de vidas. Porém podemos vislumbrar o resultado do nosso trabalho e de toda a sociedade na construção de um trânsito mais seguro”, afirma o diretor-geral do Detran, Paulo Roberto Kopschina.

Detran3
Vítimas fatais em acidentes de trânsito em 2018 e no ano anterior – Foto: Detran / Divulgação

Lançada em maio de 2011, a Década de Ação pela Segurança no Trânsito tem o objetivo de reduzir acidentes, que matam cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano (conforme a Organização das Nações Unidas), sendo a nona causa de mortes em todo o mundo.

A OMS coordena os esforços e apoia iniciativas como a redução da alcoolemia (álcool no organismo) entre motoristas, uso de itens de segurança e melhoria no atendimento de emergência.

Detran4
Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020) tem como foco a redução, em 2020, de 50% de vítimas fatais – Foto: Detran / Divulgação

Convite para o Congresso Cerealista 2025

Convidamos todos a participar do Congresso Cerealista 2025, que será realizado no Mato Grosso do Sul. Um evento imperdível para debater o futuro do setor, compartilhar experiências e fortalecer nosso agronegócio. Jerônimo Goergen Presidente da ACEBRA

Doutora santanense participa de Congresso Gaúcho de Análises Clínicas

Nos dias 22 e 23 de novembro, a Dra. Mariana Villar, farmacêutica-bioquímica e sócia proprietária do Laboratório Dr. Bolivar, participou do Congresso Gaúcho de Análises Clínicas, realizado no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Entre os temas abordados estão biomarcadores cardíacos, inflamatórios, espermograma, além de gestão laboratorial. As palestras assistidas irão se reverter