Em um único dia : Assassinato na madrugada e prisão de indivíduos de alta periculosidade ao entardecer
A terça-feira 22 de Janeiro de 2019 ficará marcada na história como um dia de violência em Livramento. Tudo pro conta de dois acontecimentos marcantes, o primeiro um homen foi assassinado a queima roupa no bairro Wilson e o segundo a prisão de dois homens fortemente armados que trocaram tiros com policias.
Tudo começou na madrugada quando foi registrado o primeiro homicídio do ano. Um homem identificado como sendo Leonardo da Costa Leites Menezes de 38 anos acabou sendo assassinato a sague frio quando estava sentando em uma lanchonete que fica situada no entorno da praça conhecida como Praça da Caixa D’Agua do Wilson. Segundo informações colhidas pela reportagem do Grupo A Plateia que esteve no local, dois atiradores se aproximaram da vítima um de cada lado e efetuaram os disparos contra a vítima e em seguida fugiram do local. Testemunhas disseram aos policias que Leonardo estava bebendo no momento que foi morto, mas que tudo aconteceu muito rápido impossibilitando a identificação dos atiradores.
A Brigada Militar foi acionada assim como o Instituto Geral de Pericias e quando chegaram na cena do crime já encontraram a vítima em óbito. A Criminalística no local constatou preliminarmente que a vítima levou 5 tiros, sendo 3 deles nas costas e dois no crânio. A vítima possui antecedentes criminais segundo a polícia e estava evitando inclusive vir até a cidade por algumas desavenças que possuía.
Segundo Giovana Muller, delegada que investiga o caso, a polícia trabalha com uma linha de investigação que aponta para um acerto de contas entre um suspeito já identificado e que teria tido uma desavença com a vítima. Questionada sobre uma possível ligação da vítima no tráfico de drogas a delegada disse que não existe até o momento nenhum indicio que aponte para um envolvimento. As investigações persistem.
Sobre a prisão “Eles vieram para cometer crimes”
No final daquela mesmo tarde (22) a Delegada Giovana Muller comandou uma grande Operação contra o crime na cidade de Livramento. A Operação denominada Operação Porto Seco prendeu dois homens que estavam escondidos em Livramento e que teriam vindo da capital Porto Alegre com o objetivo de cometer crimes na Fronteira, incluindo um homicídio.
Em entrevista a Delegada de Polícia Civil Giovana Muller afirmou que a Operação aconteceu graças a troca de informações entre a Polícia Civil de Livramento e a Polícia de Rivera por meio dos setores de Inteligência das polícias.
Dois homens foram presos, um deles com passagem por homicídio e vários outros crimes patrimoniais. Eles estavam em Livramento com o claro objetivo de cometer assaltos e um homicídio e estavam fortemente armados com armas de uso restrito. Houve tiroteio e um deles irá responder por tentativa de homicídio.
Foram apreendidas armas três armas de calibre 9mm, um Revolver, coletes balísticos e um Rádio comunicador de uso da Polícia. Também uma espingarda calibre 12. A Delegada ainda ressaltou o apoio imediato do Judiciário em cooperar com as atividades de investigação.
Giovana Muller disse que o grupo tem estreita cooperação com o organização criminosa da Capital e que estavam há 3 dias no município trocando de lugar até a deflagração da Operação. Também foi apreendido um veículo e uma pequena quantidade de drogas.
A Delegada lembrou que a prisão não tem nenhuma ligação com crime de homicídio cometido na madrugada e que estes seriam fatos isolados.