qua, 16 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Onde estão os argentinos?

Centro de Controle Integrado registra queda na passagem de argentinos na fronteira

Já é tradicional ver, no verão, vários carros com placas da Argentina cruzando a fronteira de Livramento e Rivera rumo às praias brasileiras. Los hermanos acabam optando por nossas praias por vários motivos, entre eles o valor do dólar, as belezas naturais das praias catarinenses que são o principal destino dos viajantes. Mas, desta vez, está sendo diferente. Pouco se vê argentinos circulando em nosso município. E os números comprovam essa diminuição.
Segundo dados do Centro de Controle Integrado da Polícia Federal e do Governo Uruguaio, neste mês de janeiro entre os dias 1 a 15, passaram pela fronteira 7.106 argentinos sendo que no mesmo período do ano passado foram registradas 12.365 entradas, por esta fronteira, praticamente o dobro dos visitantes.
No Centro de Controle Integrado situado no Shopping Siñeriz onde são registradas as entradas e saídas dos estrangeiros dos dois países, o movimento está muito abaixo do esperado. Onde se formavam longas filas à espera da realização dos trâmites necessários, agora é possível notar espaços vazios nas cadeiras, estacionamentos e uma calmaria nos guichês.
Crise na Argentina afeta turismo no Brasil
Segundo informações do site especializado em turismo, “Aluguel da Temporada”, um dos principais motivos para essa diminuição é a crise instalada no país vizinho que tem afetado diretamente o Brasil, principalmente na temporada de verão.
Enfrentando uma desvalorização nunca vista anteriormente em relação ao dólar, a economia Argentina vem passando por maus bocados, recorrendo a empréstimos ao FMI (Fundo Monetário Internacional) para tentar conter a cadeia de efeitos negativos em sua economia.
Países como o Chile e Cuba sentiram mais intensamente os efeitos da crise em seus setores turísticos chegando a uma redução de 50% de turistas argentinos.
Aqui no Brasil, embora esse número tenha sido menor, ele já preocupa. Com uma economia estagnada, inflação altíssima, uma dívida externa em dólar e a maior desvalorização mundial de uma moeda, sendo de mais de 50% é difícil olhar com otimismo no cenário atual da crise Argentina. Nos sites de Aluguel de Temporada a procura de argentinos por imóveis brasileiros apresentou declínio de 21,21% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Nota à imprensa – Encontro com o ex-governador Jair Soares

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), esteve reunido nesta quarta-feira (16) com o ex-governador Jair Soares, uma das figuras mais emblemáticas da história política gaúcha e o último governador genuinamente de direita eleito pelo povo do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, realizado em Porto Alegre, Zucco e Jair de Soares conversaram

TCE-RS oferece capacitação sobre atuária aplicada ao RPPS

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), por meio de sua Escola Superior de Gestão e Controle (ESGC), promove a 2ª edição do Curso Básico da Atuária Aplicada aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), em formato EAD. O curso é voltado para servidores e gestores de RPPS, membros dos conselhos deliberativos, comitês de investimentos e controle interno dos