sáb, 7 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 31 e 01.09.24
Aplateia Digital | 31 e 01.09.24

Última Edição

Prefeitura realiza limpeza em Galeria na Rua Ataliba Gomes

Um problema recorrente na Rua Ataliba Gomes e motivo de muita reclamação dos moradores são os alagamentos constantes naquela região por conta de uma galeria situado em um terreno particular naquela localidade. Só que o grande problema é quem a população tem colaborado para estes episódios por jogar toda a espécie de lixo dentro dos córregos do município que acabam ficam entupidos.

Na manhã desta terça-feira(15) equipes da Secretaria de Obras se deslocaram até o local e encontraram uma quantidade enorme de lixo dentro da galeria. Além da sujeira como galhos, terra e pedras, foram retirados peças de máquina de lavar roupa, descarga de banheiro, cadeira de praia , pedaços de sofá, sacos de cimento e grande quantidade de madeira. Além da retirada do material os funcionários da secretária de obras também realizaram um limpeza na galaeria retirando parte da vegetação que também contribuía para os alagamentos.

A Prefeitura enviou um comunicado a população

Para evitar mais estragos mediante as chuvas, é necessário que a população santanense se conscientize e não jogue seu lixo em qualquer lugar. As imagens mostram acúmulo de lixo nas ruas Duque de Caxias e Dom Pedro II.

Manter a cidade limpa é uma tarefa que demanda um trabalho conjunto entre a prefeitura, os moradores, as empresas e os turistas que passam pela local.

 

ALAGAMENTOS E INUNDAÇÕES

 

O descarte inadequado de lixo é uma das principais causas de alagamentos e inundações nas grandes cidades. Isso porque resíduos sólidos jogados em vias públicas e em cursos d’água (canais, córregos, rios) impedem o escoamento rápido das águas pluviais. Com isso, a ocorrência de enchentes aumenta consideravelmente.

 

AUMENTO DA POLUIÇÃO

 

O lixo, quando jogado em vias públicas ou depositado ilegalmente em áreas particulares e aterros clandestinos, polui o solo e lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna do local. Dependendo do grau de contaminação e do tipo de contaminantes presentes, este problema coloca em risco a saúde pública.

Fotos : Marcelo Pinto

Texto : Matias Moura

Instituto Unimed | RS em reconstrução

Há exatamente um ano, nosso estado sofreu a primeira grande enchente deste século e em maio deste ano novamente fomos fortemente impactados pelas chuvas. Desde então, temos caminhado juntos, enfrentando desafios e superando obstáculos. A jornada tem sido árdua, mas também repleta de momentos de união e solidariedade. Queremos expressar a nossa profunda gratidão a todos que se uniram a