Debaixo de um calor de proximamente 30º graus as equipes da Secretaria de Obras, Secretaria de Transito, DAE e RGESul trabalharam na tarde desta segunda-feira (14) para reestabelecer mesmo que de forma emergencial a vazão da água na Galeria da Rua Marques Pavão. Foi montada uma verdadeira força tarefa para trabalhar na localidade, caminhões e retroescavadeiras também foram utilizaram para retirada de parte da laje que cedeu e é um dos motivos apontados pelos técnicos por ser responsável pela obstrução da passagem da água no local e que estava causando os alagamentos no beco da belizária.
As equipes trabalharam na tarde desta segunda na remoção de parte da laje e também na preparação para troca de um poste de luz elétrica que fica localizado praticamente em cima da galeria. Como já era anunciado pelos principais sites de meteorologia a fronteira seria atingida mais uma vez por forte instabilidade, e foi o que acontecer. Por volta das 18h00 a chuva torrencial que caiu rapidamente alagou as ruas e causou transtorno aos motoristas. Já as equipes que estavam trabalhando na recuperação da galeria na Marques Pavão foram obrigadas a parar momentaneamente por conta da chuvarada. Em poucos segundos praticamente toda a água da região central começou a escoar para a galeria que por muito pouco não transbordou novamente causando grande apreensão nos moradores e profissionais que lá estavam. O Prefeito municipal e sua equipe acompanharam os trabalhos de perto, e segundo Ico Charopen ele ficou bastante surpreso com a rapidez com que a galeria ficou cheia.
Não demorou muito e a chuva cessou e os trabalhos puderam ser retomados. A expectativa das equipes é seguir trabalhando noite adentro até que o poste seja trocado e a laje retirada completamente, abrindo assim maior espaço para a vazão da água e resolvendo parte do problema.
Fotos e texto :Matias Moura