sáb, 7 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 31 e 01.09.24
Aplateia Digital | 31 e 01.09.24

Última Edição

“Só de a cavalo’’

Moradores da zona rural sofrem com a falta de manutenção das estradas

Muitos santanenses reclamam das condições das ruas do município por conta dos inúmeros buracos que estão espalhados por todos os bairros, e com razão. E os altos volumes de chuva contribuem por criar ainda mais problemas.
Na semana que passou entre a terça e quinta-feira por exemplo o índice pluviométrico registrou a marca de 150mm de chuva no munícipio e com a previsão de mais 80 a 100mm até a próxima segunda-feira (14) poderá ultrapassar os 250mm.
Mas quem mais sofre com esse monte de chuva são os moradores da zona rural do município. Em várias localidades arroios transbordaram e bueiros foram levados dificultando ainda mais a passagem de quem precisar vir para a cidade. Mesmo nas regiões mais próximas do munícipio, como é o caso da estrada da Mangueira Colorada que é uma importante ligação com a zona rural e que possui um grande números de residências, esses problemas com a falta de manutenção são encontrados com frequência.
A reportagem do Jornal A Plateia esteve naquela região nesta semana e pode registrar muitos trechos onde o lamaçal dificulta até caminhonetes de passar. O empresário José Orlando Soares da Rosa por exemplo possui uma empresa de transporte escolar rural e comenta sobre a dificuldade de acesso à região. “Essa estrada está intrafegável. Tenho veículos escolares lá para o lado do Antônio Conselheiro e a situação é bastante complicada mesmo. A distância aqui da cidade é de aproximadamente 35km e alguns trechos não dá para passar. Pois nos cobram que a gente tem levar as crianças para o colégio mas eles não vem verificar o estado que as estradas estão” disse ele.
Segundo o diretor do Departamento de Estradas Rurais do município Vinicius Repetto , por força do mau tempo a manutenção que estava sendo realizada preciso user interrompida em algumas localidades e que o trabalho de recuperação de toda a estrada da florentina ( incluindo o trecho da Mangueira Colorada) não tem previsão para acontecer. Neste sábado equipes estarão se deslocando para os locais mais críticos, como a região do Itaquatiá, Rincão da Bolsa para fazer reparos emergenciais.
O jeito então para os moradores da região da Mangueira Colorada é apelar pelo velho e bom companheiro do gaúcho: O cavalo.

Matias Moura – [email protected]

Instituto Unimed | RS em reconstrução

Há exatamente um ano, nosso estado sofreu a primeira grande enchente deste século e em maio deste ano novamente fomos fortemente impactados pelas chuvas. Desde então, temos caminhado juntos, enfrentando desafios e superando obstáculos. A jornada tem sido árdua, mas também repleta de momentos de união e solidariedade. Queremos expressar a nossa profunda gratidão a todos que se uniram a