qui, 28 de novembro de 2024

Variedades Digital | 23 e 24.11.24

Dom Pedrito: Município decretará situação de emergência em razão dos prejuízos causados pela enxurrada

Em reunião realizada nesta quinta-feira, dia 10, no salão nobre da Prefeitura de Dom Pedrito, sob a coordenação da Defesa Civil local com a presença do coordenador regional da Defesa Civil major Castro, do prefeito em exercício Alberto Rodrigues e representantes da 3ª Cia de Eng. E Cmb Mec, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, entidades de classe e forças vivas da comunidade, considerando todos os prejuízos em razão da enxurrada ocorrida na madrugada desta quarta-feira, dia 9, ficou decidido que o município decretará Situação de Emergência.
As chuvas somadas já ultrapassam 240mm na zona urbana (157mm somente na madrugada de ontem) e em algumas localidades da zona rural já passa dos 300 mm. O coordenador local da Defesa Civil, Clodoaldo dos Santos, relatou aos presentes que segundo levantamento da Secretaria de Obras, mais 1.500 residências foram atingidas. “Além disso, temos agora o início de uma enchente que deve ser de média a grande proporção. Já iniciamos a retirada de famílias”, enfatizou.
O major Castro falou sobre o cenário difícil na região e o empenho do governo do Estado em ajudar os municípios atingidos.
As secretarias municipais já estão elaborando laudos técnicos e levantamento fotográfico em relação aos prejuízos na infraestrutura do Município (zona urbana e rural), bem como, o aumento das demandas da população relacionadas à enxurrada. As entidades presentes na reunião (Emater, Associação dos Agricultores, Irga, Associação e Sindicato Rural) também elaborarão um levantamento detalhando os prejuízos em razão da enxurrada.
A administração municipal está empenhada agora no acolhimento das famílias que estão deixando suas casas em razão da enchente que teve início na manhã de hoje. Até o fechamento desta notícia, 14h30min, o nível do rio Santa Maria já estava em 5,50cm. Seis famílias já foram retiradas de suas casas, três estão desabrigadas e foram levadas para a Escola Municipal Alda Seabra e as outras três alojadas na casa de familiares. Na tarde de hoje, o trabalho de retirada das famílias residentes na zona ribeirinha deve ser intensificado através da Secretaria de Obras que conta com o apoio da 3ª Cia e Corpo de Bombeiros.
FOTO DIVULGAÇÃO ASCOM

Allanamientos con incautación de droga y arma en Rivera

Tras trabajo de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional El pasado martes 19 de noviembre tal cual lo informó A Plateia en español fue inaugurada en Rivera la sede de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) de Uruguay y en la jornada de este miércoles 27 de

Reunião com a Portos RS na Comissão de Economia vai ampliar debate sobre hidrovias

A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo definiu nesta quarta-feira (27/11), que a reunião requerida pelo deputado Rodrigo Lorenzoni para ouvir o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, terá a participação de lideranças ligadas aos segmentos econômicos e entidades do setor de hidrovias. Rodrigo avaliou como positiva a destinação de recursos do Fundo de Recuperação do Estado da