Ano novo, problema velho. Pela terceira vez em um espaço de tempo muito curto os moradores do Beco da Belizária tiveram suas casas invadidas pela água por conta de parte da galeria fluvial que desbabou no ano passado na Rua Marques Pavão e ainda não foi recuperada. A forte chuva que castigou a fronteira na manhã de hoje por volta das 8 horas da manhã foi responsável mais uma vez por alagar as casas daquela localidade.
O grande problema é que a galeria se encontra aberta e como o volume da água é muito grande ela acaba transbordando e escoando justamente para o beco que é a parte mais baixa. Não foi diferente hoje, em poucos segundos muitas casas ficaram inundadas e os moradores assustados e revoltados.
A moradora Silva Simas Paz teve a casa invadida pela enxurrada e disse não aguentar mais a situação. Do ano passado para cá ela já perdeu vários móveis por conta dos alagamentos. Queremos uma solução. Desta vez não encheu tanto, mas da outra isso aqui ficou que era uma rio a gente não enxergava a rua. Hoje a gente precisou quebrar parte da galeria para a água ir embora, porque a sanga que passa ali embaixo não estava cheia. O problema todo é aquele buraco lá no lado do posto pois a água vem toda para cá. Encheu muito rápido, a minha mãe que tem 80 anos tivemos que tirar ela de dentro de casa pois estava bastante assustada. Então cada vez que vem essa chuva ela fica apavorada. Imagina se chega a vir de noite e pega todo mundo dormindo? “Desabafou a moradora que precisou colocar os móveis para cima dentro de casa. Na residência a marcar da água quase alcançou as tomadas, fato que poderia ter agravado ainda mais a situação.
Indignados pela situação um grupo de moradora dores foi até a prefeitura municipal onde participou de uma reunião com o prefeito e o secretário geral de governo. Aos moradores Ico Charopen disse que a obra só não havia sido concluída ainda por questões burocráticas pois a defesa civil já liberou a verba para terminar a obra e garantiu que ainda nesta segunda-feira(7) será assinado um termo autorizando a abertura de licitação para o termino da obra.
Após reunião os moradores disseram que irão aguardar a conclusão da obra e que novas miniestações não estão descartadas se o prefeito não cumprir com a sua palavra. “ A gente ficou esperançosos por que o prefeito nos deu a sua palavra que hoje mesmo já vai começar a tomar as previdências e a gente está confiando nele” disse Nei Dilamar Machado Gomes que é morador do Beco da Belizária há mais de 40 anos.
Texto e Fotos : Matias Moura