Os músicos Juliano Gomes, Alex Har, Ricardo Martins e André Ventimíglia foram apontados com grandes destaques dos festivais nativista em 2018
Mesmo enfrentando inúmeras dificuldades financeiras os festivais nativistas ainda seguem acontecendo dentro e fora do Rio Grande do Sul. Com, ou sem auxílio de verbas das leis de incentivo este eventos são responsáveis por todos os anos revelaram novos talentos e produzir verdadeiros clássicos da música regional.
É dentro dessa ideia de valorizar os músicos e compositores, que o radialista de Porto Alegre Jairo Reis criou dentro de seu site “Ronda dos Festivais” uma premiação para os destaques dos festivais onde ano após ano ele com a ajuda de diversos colaboradores elegem os mais premiados do nativismo. Entre os nomes dos destaques de 2018 estão quatro santanenses demostrando mais uma vez a força da música gaúcha da fronteira.
A modalidade intérprete com mais vitórias, por exemplo destaca aquele cantor ou cantora que, através de sua interpretação, conduziu a música que defendia ao prêmio máximo do festival. Neste quesito o vencedor foi Alex Har, com premiações no 3º Canto do Charão, da 14ª Penca Nativista e da 18ª Casilha.
Já o músico Juliano Gomes venceu nas categorias autor com mais vitórias, melhor melodia e autor com mais premiações principais. Entre os compositores que conquistaram o troféu alusivo a MELHOR MELODIA, o grande destaque é o músico, compositor e arranjador JULIANO GOMES, premiado em 3 festivais: 11º Canto uma Canção em Vacaria, 11º Canto Missioneiro e 33º Carijo da Canção Gaúcha. É o quarto ano consecutivo que Juliano Gomes vence esta modalidade.
A premiação de melhor melodista foi para o músico Ricardo Martins e a melhor música instrumental do ano foi eleita “Transcendência” de autoria de André Ventimiglia