Uma das famílias mais ligadas a história do município estará realizando neste Domingo um grande encontro de gerações na sede do CTG Rincão da Carolina
Com um passado ligado aos povos quilombolas do estado , a Família Vaqueiro é uma autentica representante da história da fronteira, uma vez que seus laços com as tradições gaúchas e lides campeiras representam muito bem a fibra da nossa gente. Pois bem, pensando em reunir as gerações é que o grupo de familiares resolveu realizar a 1ª edição do Encontro da Família Vaqueiro que irá acontecer no próximo dia 6 de Janeiro na sede do CTG Rincão da Carolina.
Segundo seu Zilázio Vaqueiro que faz parte da comissão da festa estão sendo esperados aproximadamente 200 familiares para esta grande confraternização que será regada a muito churrasco e música de qualidade com o regional dos “Vaqueiros”. A festa inicia por volta das 8h30 da manhã e já está confirmada a vinda de 2 ônibus de Porto Alegre, além de familiares de Caxiais do Sul e também do estado do Rio de Janeiro. “Esses são os convidados, além é claro dos nossos familiares aqui do município. A família Vaqueiro é composta por homens do campo essa é uma grande marca nossa. Esse será o primeiro encontro esperamos que daqui para a frente a gente consiga fazer um por ano, quem sabe. Faz muitos anos que a gente queria fazer esse encontro e graças a Deus agora irá acontecer. A comissão organizadora começou a se reunir em Agosto e o objetivo é fazer com que as pessoas mais novas se conheçam.
História e tradição
A história da família começa com o escravo Manoel Vicente Vaqueiro que foi comprado por um estanceiro da região e posteriormente adquiriu terras na região do Ibicuí da Armada em Santana do Livramento onde mais tarde se estabeleceu, casou-se e teve 14 filhos que deram início a umas das famílias mais tradicionais do município. O escravo comprado acabou herdando o nome do estanceiro que acrescentou o sobrenome “Vaqueiro” devido sua habilidade na lida campeira.
Atualmente grande parte da família ainda mora na região do Ibicuí da Armada distante cerca de 50km da cidade em direção a Dom Pedrito. A localidade também é conhecida como Quilombo dos Vaqueiros.