A sala de videomonitoramento que já está em funcionando no munícipio
no quartel da Brigada Militar irá trabalhar integrada com imagens de toda a região
O Rio Grande do Sul contará com 31 centrais regionais de videomonitoramento, interligadas com a Secretaria da Segurança Pública (SSP). Os Centros Integrados de Operações e Emergências (CIOPEs) são centrais únicas de despacho e atendimento de ocorrências urgentes ou emergenciais, com atuação regional, vinculadas à SSP. Eles atuarão sob a coordenação do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI).
A intenção da SSP é que os sistemas de videomonitoramento do interior estejam interligados às 31 centrais regionais, que espelharão as imagens captadas pelas câmeras no DCCI. Dessa forma, será possível deslocar efetivo de outras localidades, em caso de necessidade de reforço policial.
Os CIOPEs serão instalados nos municípios de Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Charqueadas, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Gramado, Guaíba, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Sant’Ana do Livramento, Santo Ângelo, Santiago, São Luiz Gonzaga, Soledade, Uruguaiana e Vacaria.
São membros permanentes dos CIOPEs: Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, Superintendência dos Serviços Penitenciários e Corpo de Bombeiros Militar. Poderão integrar os CIOPEs, também, órgãos municipais de segurança, trânsito e defesa civil, bem como servidor público municipal especializado no atendimento pré-hospitalar móvel e prestação de socorro, mediante adesão do município ao SIM.
Tecnologia contra o Crime
O novo sistema já está implantado no município inclusive com treinamento de policiais que irão opera-lo. “Nó já estamos com o sistema instalado, mudou inclusive o sistema de despacho das viaturas que agora é através do CIOPE. Já recebemos o treinamento. E agora o segundo momento é fazer a relação o sistema integrado com os outros órgãos , nós estamos em tratativas para que isso aconteça na virada do ano. Pois segundo a portaria estadual as forças de segurança deverão ter na sala um representante de cada para efetuar esse trabalho de integração. A Brigada Militar já está com a operação desse novo sistema inclusive com monitoramento das viaturas, este sistema permite por exemplo que a gente identifique qual a viatura que está mais próxima da ocorrência e assim possa fazer um despacho mais preciso através dessa tecnologia. A ideia é agilizar o serviço e melhor as condições de trabalho para os policiais que poderão chegar mais rápido nas ocorrências além de gerar uma economia maior” explicou o comandante interino do 2ºRPmon Major Silveira.