qui, 17 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Paulinho, o herói santanense

Superando desafios, jovem conquistou a comunidade de Livramento protegendo-a

Ele já foi tema de reportagem, já inspirou músicas na cidade, está sempre por perto e aparece quando menos se espera, claro que estamos falando do ‘Paulinho’, o ‘soldado universal’ como diria a letra de música do Grupo Arrastapé.
Paulo Cezar da Silva Severo, 36 anos, é conhecido em toda a cidade pelo seu amor pela farda, mas não propriamente pela farda oficial da Brigada Militar, já que ele não é de fato policial, mas sim, pela construção de amor e carinho e parceria que existe há mais de 20 anos com o 2°RPMon – O Heróico. Isso quem conta é a sua tia Maria Cleci Correa Alves que o tem como filho desde os 4 anos de idade após o falecimento da mãe biológica. Paulinho mora na Tabatinga com a família de Maria Cleci e o tio Gilberto Alves.
Paulinho foi diagnosticado ainda quando criança com um mínimo retardo mental e tinha muitas dificuldades de convívio, desaparecia de casa e sempre que Dona Cleci o procurava, ele estava ou jogando futebol ou em algum Posto da Brigada Militar, dormindo ou passando o tempo na companhia dos policiais. Foi com a Brigada Militar de Santana do Livramento que Paulinho finalmente se reencontrou.
O ‘soldado universal’ usa uma farda improvisada, de cor preta, coturnos, colete, protetores, uma boina preta e seu tradicional apito. Com o tempo Paulinho ganhou o respeito da comunidade e já é visto como de fato “um policial nas ruas”. Paulo Cezar passa o dia no centro da cidade, conforme diz a tia, e “passa muito bem”, isto porque empresários e restaurantes do centro garantem o almoço diário e lanches para o jovem. A tia ainda diz que sempre que ele ganha algum dinheiro, ele compra tomates e alface e leva para casa. “Ele adora uma salada verde fico muito feliz porque ele nunca foi viciado em nada, não compra nenhuma porcaria”. Cleci diz que quando ele era adolescente muitos ‘colegas’ ofereciam cigarro e bebida para ele, mas agradece porque “Deus o protegia e hoje ele se tornou um filho exemplar”. “Só me dá trabalho quando chega tarde demais – ele leva à sério o trabalho”, disse.

Na hora e lugar certo 

A atuação de Paulinho foi fundamental no início desta semana no episódio das árvores que caíram no Parque Internacional após ventos de 96km/h. A sua atitude chamou mais uma vez a atenção da reportagem do Grupo A Plateia. Ocorre que um carro de placa uruguaia foi atingindo em cheio com a árvore de mais de 20 metros e foi graças ao Paulinho e ao empresário Vini que o casal que estava no interior do carro foram salvos. Paulinho ainda ficou cerca de 20 minutos sob forte chuva fazendo a orientação do trânsito no local após o acidente, isto porque um fio energizado também se depreendeu com o impacto. Foi graças à atuação do Paulinho que o acidente não teve proporções maiores. Paulinho monitorou o trânsito e fez a sinalização com o seu apito até a chegada dos Bombeiros e dos Agentes da Secretaria de Trânsito.
A mãe de Paulinho soube do fato e fica feliz que o filho, mesmo com suas limitações, esteja sendo “usado por Deus para fazer o bem”. Claci ainda fez questão de agradecer a todos os homens e mulheres que fazem parte da Brigada Militar de Livramento pela atenção que dão ao Paulinho, em especial ao Tenente Ruisdias e ao atual Comandante da Brigada, Cel. Otero, e aos inúmeros amigos que ele tem dentro da Brigada Militar.

Enem 2025

Veja como solicitar isenção da taxa de inscrição

Resumo de quinta-feira – 17/04/2025

  Edição de Chico Bruno Manchetes dos jornais CORREIO BRAZILIENSE – PF recebe 1,5 mil denúncias diárias de conteúdo abusivo contra crianças O GLOBO – Próximo governo não terá recursos para cumprir pisos de Saúde e Educação O ESTADO DE S. PAULO – Brasil fica em último lugar em competividade industrial FOLHA DE S. PAULO – Superávit de R$ 4