sex, 18 de outubro de 2024

Variedades Digital | 12 e 13.10.24

Intenção de consumo das famílias gaúchas apresenta melhora e índice aponta redução do pessimismo com a economia

Foto tirada em dezembro de 2019, antes da pandemia.

Dados apurados pela Fecomércio-RS mostram que ainda há dificuldade das famílias no acesso ao crédito.

A Fecomércio-RS divulgou nesta quarta-feira, 19 de dezembro, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) gaúchas para o mês. Segundo a pesquisa, o índice alcançou 83,4 pontos, uma alta de 17,7% em relação ao mesmo período do ano passado, com variação de 1,3% frente ao mês anterior (82,3 pontos). Os dados mostram uma redução do pessimismo em relação à economia, e perspectivas positivas com o futuro do país. “Nos últimos meses aumentaram as oportunidades de empregos, as pessoas estão mais confiantes. Acreditamos no avanço e na recuperação da atividade econômica”, destaca o presidente da entidade, Luiz Carlos Bohn. O ICF pode ser acessado aqui.

Mais de 9 mil empregos líquidos foram gerados no Estado em outubro, aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Os dados refletiram diretamente no índice que avalia a situação do emprego, que chegou a 105,4 pontos, 14,7% a mais do que em 2017. Em relação a renda dos gaúchos, os valores também são melhores do que em 2017 – a avaliação chegou a 101,5 pontos, 37,0% a mais do que no ano passado, permanecendo em patamar otimista pelo terceiro mês consecutivo. Na margem, o indicador teve leve recuo, ao variar -0,6%.

A melhora no mercado de trabalho e a inflação sob controle contribuem também com os resultados relativos ao consumo. O indicador referente ao nível de consumo ficou em 104,6% – com uma alta de 121,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Na média de doze meses, o indicador registrou pontuação de 76,2 pontos.

Mesmo com o aumento das concessões de crédito para pessoas físicas, as famílias permanecem com dificuldades em obter o benefício junto aos bancos. Em dezembro, a facilidade de acesso ao crédito apontada pelo ICF apresentou queda de 16,5% se comparada ao ano passado, e chegou a 62,4 pontos. Ao medir o momento para consumo de bens duráveis, o pessimismo permanece. O indicador registrou 52,6 pontos, com baixa de 26,6% frente ao mesmo período de 2017 e variação de -0,6% em comparação com novembro.

As expectativas das famílias gaúchas se encontram na zona de instabilidade e cautela, principalmente com relação ao futuro. O indicador que mede, por exemplo, a perspectiva profissional, caiu 23,3% em relação a dezembro do ano passado, registrando 66,2 pontos. Para a perspectiva de consumo, os dados são mais otimistas, e apontam que o cenário econômico está mais favorável do que em 2017 e que para 2019 há esperança de melhora no consumo por parte das famílias.

Foto arquivo – Marcelo Pinto

PRF prende passageiro de carro que era foragido da Justiça em Sant’Ana do Livramento

Na tarde desta quinta-feira (17), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um passageiro de um carro que era foragido da Justiça, com dois mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas, associação ao tráfico e organização criminosa. A ação ocorreu na BR-158, em Sant’Ana do Livramento. Durante uma operação de combate ao crime, os PRFs abordaram um Corsa com placas

Governo lança campanha nacional para alavancar setor turístico do Rio Grande do Sul

Na manhã desta quarta-feira (18/9), o governo do Estado lançou a Campanha Nacional de Turismo, considerada como a maior campanha mercadológica da história do Rio Grande do Sul e que tem como objetivo posicionar o Estado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente após as enchentes que impactaram fortemente o fluxo de visitantes. O evento de lançamento foi realizado no