dom, 13 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Prefeitura de Capão da Canoa (RS) informatiza gestão com plataforma 1Doc

Município implantou tecnologia com mecanismos que visam à economia de recursos financeiros e transparência na administração

Com o objetivo de gerar economia aos cofres públicos e aumentar a eficiência nas demandas, a prefeitura do município de Capão da Canoa (RS) está informatizando a sua gestão. A 1Doc, plataforma em nuvem de comunicação, atendimento e gestão documental, iniciou sua implementação na gestão com o intuito de aumentar a eficiência nos trâmites internos entre as Secretarias do Poder Executivo Municipal.

Em vigor desde dezembro na prefeitura, a tecnologia possui mecanismos que visam à economia de recursos financeiros, materiais e humanos, gerando a celeridade dos atos administrativos e permitindo transparência e acesso à informação para todos os cidadãos. É possível oferecer resposta aos pedidos e requerimentos, nos prazos estabelecidos em lei, via internet.

Com o uso da plataforma, a gestão do município irá fazer também a realização de processos seletivos para cargos na prefeitura de modo totalmente online. Desta forma, tanto o processo de abertura de vagas, como a realização de inscrições, será feito digitalmente. Com isso, os candidatos não precisarão mais se deslocar presencialmente até a sede da prefeitura – gerando celeridade no processo.

De acordo com estimativas preliminares da 1Doc, a prefeitura da cidade, que possui cerca de 48mil habitantes, poderia gerar uma economia mensal de cerca de R$ 28mil com a informatização. Isso acontece por eliminar os gastos diretos e indiretos com o uso do papel. Com a plataforma, os processos já nascem digitais e proporcionam, entre outros benefícios, que o atendimento ao cidadão seja simples e transparente.

Além de Capão da Canoa, a 1Doc atua também nos municípios de São Sepé e Nova Pádua. No Brasil, mais de 50 municípios e outros órgãos públicos já adotaram a informatização da gestão com a total eliminação do papel nos trâmites diários. Os últimos municípios a adotarem a plataforma 1Doc foram Presidente Prudente (SP), Barra dos Coqueiros (SE) e Piraquara (PR). O Instituto de Previdência do Servidores de Rio Preto (RioPretoPrev) também adotou recentemente a solução.

Sobre a 1Doc
Fundada no ano de 2014 em Florianópolis (SC) por Jéferson de Castilhos e Jaison Niehues, a 1Doc é uma plataforma em nuvem que auxilia os servidores públicos a organizar o trabalho, se comunicar melhor e atender as demandas da população com maior eficiência, transparência e engajamento. Além de substituir o papel a partir do registro das demandas internas e externas dos órgãos, a ferramenta monitora o andamento das rotinas diárias em cada setor do órgão, dando total transparência de onde estão as informações e quando deve ser resolvido. A 1Doc já está presente em diversas prefeituras do País. Mais informações em: www.1doc.com.br

IGOR REIS
Relacionamento com a imprensa
[email protected]

Após pedido humanitário da oposição, ministro Alexandre de Moraes manda soltar mais três presos do 8 de Janeiro

Em uma importante vitória contra os abusos e arbitrariedades promovidos nas prisões decorrentes dos atos de 8 de Janeiro, três detentos obtiveram liberdade neste final de semana. A decisão foi proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, relator das ações penais no Supremo Tribunal Federal. Os alvarás de soltura foram concedidos em favor de Marco Alexandre Machado de Araújo, Cláudio Mendes

NOTÍCIAS DO DIA

Dia 12 de Abril de 2025, Sábado