seg, 14 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Informativo Rural – Soja atinge 97% da área estimada já semeada

Está praticamente encerrada a semeadura da soja no Rio Grande do Sul, chegando a 97% do total da área estimada para esta safra, que é de 5.890.619 hectares. De acordo com o Informativo Conjuntural, da Emater/RS-Ascar, na Região Planalto a cultura já foi totalmente implantada; porém no Sul do estado o plantio está paralisado em razão da falta de umidade no solo, totalizando 85% da área estimada inicialmente. Nesta região há um incremento de área de 7,29% em relação à safra passada e a cultura apresenta boa germinação, emergência e estande de plantas. No geral, as lavouras de soja semeadas no período de final de outubro e início de novembro apresentam stand de plantas irregular nas parcelas.

No Norte do Estado, as áreas replantadas com soja apresentam germinação desuniforme devido à baixa umidade do solo. As sementes que não germinaram estão sadias, necessitando apenas condições ideais de umidade. Uma vez que o período foi seco, a preocupação dos produtores é a falta de umidade do solo, aliado à alta insolação e ao vento seco, que dificultam a germinação dessas lavouras recém-plantadas e a finalização do plantio de soja desta safra.

A cultura do milho está com bom desenvolvimento até o momento e o plantio atinge 93% do total previsto de 738.074 hectares para esta safra no Estado. Deste total, 5% da área está pronta para a colheita, iniciando nos próximos dias, 24% das lavouras estão em enchimento de grãos, 23% em floração e 41% das áreas, em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Em todo o estado, o milho está em estádio reprodutivo e com alta demanda hídrica. Entretanto, com a falta de chuva, muitas lavouras em desenvolvimento vegetativo e floração começam a apresentar sintomas de folhas murchas e secas nas pontas, com perspectivas de reduzir a produtividade esperada, caso não volte a chover.

Trigo – A safra do trigo foi concluída no RS, com redução em 17,9% (2.760 kg/ha) na região Norte. Foram realizadas 474 perícias de Proagro nesta região em virtude da quebra de safra pelo excesso de chuvas. Obteve-se produção de trigo com variação de pH entre 72 e 76.

Girassol – A colheita das lavouras está iniciando, já que a cultura teve rápido avanço na maturação e perda de água nos grãos em decorrência do clima seco e com forte insolação. As negociações devem ocorrer por contratos já fixados na semeadura das lavouras e devem render boa lucratividade para os produtores. Dos 550 hectares cultivados na Fronteira Noroeste, 60% estão na fase de enchimento de grãos e 40% na fase de maduro.

HORTIGRANJEIROS

Os citros na região de Santa Rosa, encontram-se na fase de floração e formação inicial dos frutos, com exceção do limão Taiti e da laranja Valência, em final de colheita, apresentando excelente qualidade e demanda aquecida. Realizam-se orientações e é recomendado tratamento fitossanitário, em virtude do ataque de larva minadora, pulgões e ácaros. Outras culturas estão com a colheita em andamento e apresentam boa oferta, como pêssegos, banana, jabuticabas, pitanga, entre outras frutas.

A cultura do morango está em plena produção, com ótimos preços. O melão e a melancia apresentam bom desenvolvimento e formação de frutos, inclusive iniciando a colheita e vendas nas feiras de produtores, com boas expectativas de produtividade e qualidade dos frutos. A ameixa está em frutificação e início da maturação, apresentando boa carga de frutos. Uva está em fase final de enchimento de grãos. A cultura neste ano está com produtividade aparente abaixo da safra anterior e com maior incidência de doenças, especialmente míldio relacionada ao clima chuvoso. A colheita deve iniciar em final de dezembro.

PASTAGENS

A situação dos campos nativos ainda é considerada boa, já que o clima até o momento tem sido muito favorável na maioria das regiões do Estado. Nas pastagens em solos rasos, são observados os efeitos das altas temperaturas e do aumento da evapotranspiração. As pastagens perenes e anuais estão com ótimo desenvolvimento e boa disponibilidade para o rebanho. Em termos de pastagens anuais, a predominância é de capim sudão, milheto e sorgo forrageiro. Em relação às perenes, o predomínio hegemônico é do tífton, e também começa a se destacar o capim elefante anão variedade BRS Kurumi.

Na bovinocultura de corte, o nascimento de terneiros já terminou nas propriedades com melhor planejamento. Para os criadores de gado de cria, o momento é de atenção ao manejo reprodutivo, como o preparo dos touros ou aquisições de novos, observação do cio das matrizes, alimentação e controle sanitário. O rebanho está com boa condição nutricional e sanitária, com as infestações por carrapatos controladas. Observam-se em alguns municípios infestações por mosca-do-chifre (Dermotobia irritans) e relatos de aparecimento de bicheiras (miíases), em função das altas temperaturas.

Na Ovinocultura, o processo de esquila se aproxima do final e tem gerado inúmeros trabalhos temporários para esquiladores e para trabalhadores de empresas de recebimento e recolhimento da lã. O estado nutricional e sanitário segue melhorando, principalmente dos animais já tosquiados. O clima mais seco segue beneficiando os ovinos, principalmente no tocante à sanidade (com diminuição das frieiras, por exemplo). Os produtores suplementam a alimentação de cordeiros, prevendo abate no Natal e Ano Novo.

Postado por Matias Moura

Inédito – Conheça a representante de Livramento no Miss Rio Grande do Sul 2025/2026

O concurso Miss Rio Grande do Sul 2026 está previsto para o final de maio de 2025. O local do evento ainda não foi definido Por Matias Moura Pela primeira vez na história de Sant’Ana do Livramento haverá uma representante na final do concurso Miss Rio Grande do Sul que enaltece a beleza e o conhecimento da mulher gaúcha. O

Janete Badra Inteligência em Imóveis Marca Presença no IMOB ACADEMY em São Paulo

Janete Badra Inteligência em Imóveis está sempre atenta às tendências do mercado imobiliário e, nesta semana, participa de mais um evento que promete trazer grandes novidades. A Dra. Janete está em São Paulo, imersa no IMOB ACADEMY, um evento voltado à atualização profissional e à apresentação de inovações, que reúne especialistas de todo o país. Fiquem ligados, muitas novidades estão