Um paraíso radical distante apenas 8 km do centro da cidade
Livramento se tornou, definitivamente, uma cidade turística. Free Shops, vinhedos, Festivais e tantas outras atrações fomentam o turismo na cidade que a cada ano mostra ainda mais o seu pontecial para o Estado do Rio Grande do Sul. Contudo, estes não são os únicos atrativos. Livramento possui muitas outras atividades que podem ser exploradas por turístas, bem como pelos próprios santanenses, a ‘Toca da Raposa’ é uma delas. Este é um lugar que fica na região do Passo do Mingote, há apenas 8km do Centro. Lá, além da vegetação nativa bem conservada, há um lago, tiroleza com mais de 150 metros, ponte de cordas e muitas outras atrações radicias que podem ser feitas com o Grupo Guapos (Grupo Unificado de Apoio ao Salvamento). Além do esporte radical, o Grupo Guapos ministra o CTV (Centro de Treinamento Vivencial) uma oficina dirigida especificamente para funcionários de empresas ou grupos e que é aplicado na própria reserva natural da Toca da Raposa.
Segundo o líder Dejair Barreto, o Treinamento Vivencial é uma atividade que busca resolver conflitos e superações de um grupo e é perfeito para ser aplicado em grupos de trabalho. “É um treinamento inovador que acontece em ambiente externo e envolve atividades que exigem o esforço do time (equipe) em busca das resoluções dos problemas expostos. O método se apóia em atividades experienciais ao ar livre e utiliza como ferramenta de aprendizado e treinamento o esporte de aventura e a dinâmica de grupo ao ar livre, tendo a natureza como ambiente contextual. Desta forma, a aprendizagem se dá pela vivência de situações e não pela assimilação de conceitos. Ou seja, o processo de crescimento acontece através das experiências e atividades intencionalmente criadas, onde o aprendizado deixa de ser acidental. O participante é sensibilizado para construir seu desenvolvimento de maneira consciente ao tomar ciência de seu potencial de valores, desenvolvendo-os e aplicando-os profissionalmente”.
Ainda segundo Dejair, a constante necessidade de motivar os colaboradores e trabalhadores de uma empresa ou instituição é importante, e o CTV procura justamente enfatizar a noção de pertencimento e coletividade, “esta é uma realidade de todas as empresas atualmente. Para isso é importante encontrar a melhor maneira de reforçar esses os valores a fim de aumentar os resultados efetivamente”.
Na Toca da Raposa é possível agendar um dia inteiro com estas ativiadades a partir de um grupo de no mínimo 10 (dez) pessoas.
Além do CTV, a Toca da Raposa também é um espaço para festas, reunião de grupo de amigos e festas de crianças e todas estas podem ser complementadas com as atividades e esportes radicias motitorados pelo Guapos. Interessados podem acessar a página do grupo no Facebook e solicitar um orçamento. Na visão de Dejair, esta é uma alternativa diferente de esporte, turismo e atividade que os santanenses podem desfrutar para além das atividades turísticas existentes num calendário anual.
O que acontece com quem pratica o CTV?
Competências trabalhadas:
Trabalho em equipe, sintonia, liderança, organização e coordenação; Integração e valorização das diferenças como fator de riqueza e crescimento do grupo; Planejamento e administração de tempo e de recursos; Confiança, cooperação e comprometimento;
Coragem para assumir riscos e superar desafios; Iniciativa e solução criativa de problemas; Segurança, autoconfiança e auto-superação; Flexibilidade e adaptação a mudanças e situações inesperadas; Criatividade como instrumento facilitador para a conquista de objetivos e metas;
Cooperação no sentido de unir forças para atingir metas; Ética e respeito ao indivíduo e às diferenças de personalidades;
Pró-atividade e responsabilidades individuais e coletivas.
Resultados esperados:
resolução de conflitos de maneira criativa; aquisição de novas habilidades pelo grupo; construção de novos paradigmas;
desenvolvimento de espírito colaborativo; integração da equipe de trabalho;
vivência de situações negociais;
experimentação de situações de risco calculado; facilitar o processo participativo na tomada de decisões.
Vantagens do Outdoor Training