sáb, 7 de setembro de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 31 e 01.09.24
Aplateia Digital | 31 e 01.09.24

Última Edição

Ruínas do antigo Cine Colombo podem desaparecer

Um debate se levanta na cidade de Livramento, ou seria “desmorona”? Ocorre que nesta semana a Câmara de Vereadores aprovou com onze votos a favor a retirada da matrícula do antigo Cine Colombo do inventário histórico da cidade e a conseqüente demolição das ruínas para receber uma construção de prédio que, segundo documentos apresentados pelo vereador Galo Del Fabro abrigará salas comerciais. Trata-se do Projeto de Lei Complementar n° 4/2018. O prédio fica entre a Rua dos Andradas e Conde de Porto Alegre.
O caso repercutiu entre arquitetos da cidade que defendem a preservação do patrimônio histórico e um diálogo mais aperto para a chegada de novas construções para que possam preservar parte da história da cidade.
A Câmara promoveu uma audiência pública sobre o tema onde participaram a Comissão do Patrimônio Cultural, integrantes da Associação dos Amigos da História, o IAB, Núcleo Região da Fronteira, a Associação Santanense das Imobiliárias e Corretores de Imóveis, Academia Santanense de Letras e Secretaria de Planejamento. Para Raul Paixão, da Secretaria de Planejamento, o Plano Diretor da Cidade deve ser respeitado.
O Parecer da Comissão do Patrimônio Cultural relara que é perfeitamente possível a construção de uma nova edificação no local e concomitante a preservação das paredes históricas que não estão comprometidas na antiga estrutura do Cine Colombo. Segundo Celeste Martinez, arquiteta e que está engajada nesta questão, boa parte das paredes estão intactas e podem ser mantidas como forma de preservação da história. Para Lucia Schüler Irulegui, também arquiteta, é possível estudar outras formas de intervenção no local antes de cogitar simplesmente a demolição de toda a estrutura.
Em entrevista, o vereador Galo disse que o único imóvel de Livramento tombado com o patrimônio Histórico é apenas a Casa onde estão os restos mortais de David Canabarro e que o desenvolvimento da cidade não pode ficar preso em edificações antigas e condenadas que, na visão do vereador, em nada agregam ou contribuem para a geração de emprego e renda, “não podemos adiar o desenvolvimento”, disse ele. O vereador Galo ainda lembrou que muitos imóveis que cercam o prédio do antigo Cine Colombo são prejudicados com sujeira, ratos e baratas de origem das antigas ruínas que se tornaram criadouros desses animais.
O investimento, segundo anunciado nas redes sociais pelo vereador, beira os R$ 7 milhões de reais e irá valorizar comercialmente o entorno e demais comércios.
Para o grupo de arquitetos e historiadores que defendem a preservação do lugar a notícia da aprovação do Projeto de Lei foi um choque, mas ainda guardam esperança de que o investidor repense o projeto e reserve uma área para preservação do patrimônio que possui mais de 100 anos de história. O Cine Colombo possuía 750 lugares e utilizava um aparelho projetor para filmes de 35 mm.

Versão e opinião do Vereador Germano Camacho

‘‘O projeto que permite a exclusão do predio do antigo cinema Colombo , do rol de predios constantes como patrimonio historico cultural do municipio, tem como base questoes levantadas que necessitam ser avaliadas com objetividade, quais sejam:
– o predio foi alvo de sinistro há 12 anos atras , quando um incendio praticamente destruiu as estruturas do antigo cinema, que já estava desativado há muito tempo.
– desde o ocorrido do incendio , o predio ficou abandonado , sem qualquer tipo de manutençao ocasionando transtornos e problemas aos moradores vizinhos, pois a proliferação de insetos , mosquitos e outros, tornou-se um grande problema de saude publica.
– Neste momento, quando houve interesse de se recuperar o local por parte de terceiros , visualizou-se a possibilidade de modificação e modernização das estruturas atraves de um empreendimento que alem de trazer empregos e renda para os santanenses , tambem estará trazendo um novo visual para o local, numa visão empreendedora e de desenvolvimento para o municipio.
– Diante desses fatos e da necessidade de se aliar desenvolvimento e cultura, há informações de que o proprietario do imovel deverá fazer um memorial onde estarão expostos elementos da preservação historica do antigo cinema.’’

Instituto Unimed | RS em reconstrução

Há exatamente um ano, nosso estado sofreu a primeira grande enchente deste século e em maio deste ano novamente fomos fortemente impactados pelas chuvas. Desde então, temos caminhado juntos, enfrentando desafios e superando obstáculos. A jornada tem sido árdua, mas também repleta de momentos de união e solidariedade. Queremos expressar a nossa profunda gratidão a todos que se uniram a