Novo Delegado assume comando e promete manter legado de seu antecessor
Nesta semana o Delegado de Polícia Federal, Leonei Maurí Moura de Almeida, tomou posse para o Cargo de Chefe da Delegacia de Polícia Federal de Santana do Livramento. O Delegado Leonei ingressou na carreira da Polícia Federal em 1999 e já atuava na Delegacia de Livramento fazia nove anos. O cargo foi repassado pelo então Delegado Alessandro Lopes que assumiu o cargo de Chefe do Núcleo de Inteligência Policial da Polícia Federal e Representação da Interpol no Rio Grande do Sul em Porto Alegre.
A solenidade contou com a presença do Superintendente Regional da Polícia Federal, Alexandre da Silveira e a presença de diversas autoridades civis e policiais de Livramento e também da cidade de Rivera, bem como do Exército Brasileiro.
Alessandro Lopes fez um discurso emocionado ao falar de sua terra natal, Livramento, e do desafio de assumir a nova função em Porto Alegre. Agradeceu a toda a equipe da Delegacia em Livramento, nominando cada servidor, e também a comunidade e pessoas que se tornaram muito mais do que relações institucionais, mas “verdadeiros amigos”, como disse. Alessandro destacou a contribuição do Provedor A Plateia e do Shopping Siñeriz na criação do Centro de Controle Migratório.
O Delegado Leonei também fez diversos agradecimentos e frisou o dever da Polícia Federal no combate ao crime, a sua missão e o trabalho para a Fronteira da Paz e fez o compromisso de manter as boas relações criadas nesta década de trabalho e o legado deixado pelo Delegado Alessandro Lopes. Durante a solenidade também, o prefeito Ico Charopen também teve a palavra e reconheceu o trabalho incansável da Polícia Federal destacando as ações individuais dos dois delegados. Por fim, falou o Superintendente Alexandre da Silveira. Na sua fala, ele frisou os méritos alcançados pelos dois delegados e a responsabilidade que se seguirá com as novas funções de cada um em Livramento e na Capital Gaúcha. Frisou o importante trabalho desenvolvido na Fronteira, a boa relação com os demais órgãos de polícia de Livramento e Rivera e disse manter um olhar muito sensível com o trabalho desenvolvido na cidade. Desde o final de novembro a Polícia Federal está trabalhando em conjunto com policiais da Força Nacional.