Pavimentação já começou no centro da cidade e a expectativa é que 70% das vias estejam em condições de trafegabilidade até o fim do ano
Os santanenses se surpreenderam, no início dessa semana, com a atuação da Secretaria de Obras de Sant’Ana do Livramento. Através de um registro de preço, a Pasta contratou uma empresa local para fazer o serviço de tapa-buracos, recapeamento, recuperação de calçamento e micro asfalto no centro da cidade. A medida é uma promessa de campanha do prefeito Ico Charopen (PDT) e contou com uma economia de dois anos do secretário Ricardo Dutra – que além da Secretaria de Obras, comanda também a Pasta de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana.
“Realizamos um registro de preço, para podermos utilizar durante um ano, no valor de R$3,5 milhões. Para esse ano, a nossa expectativa é de aplicar R$1 milhão nas ruas com maior trafegabilidade dos ônibus e que estão em piores condições em Livramento. Os recursos utilizados são de verbas vinculadas dos royalties do petróleo. São valores que vão de 50 a 100 mil reais por mês e eu não gastei nos últimos anos, eu segurei ele todo para poder aplicar quando eu tivesse um volume considerável”, afirmou Ricardo ressaltando que os demais recursos são oriundos da Secretaria de Trânsito, com o recurso das multas.
O titular das secretarias que têm gerência sobre a mobilidade urbana do Município explicou que fez cotações para comprar os insumos de forma direta. “Eu fiz cotações para comprarmos direto das refinarias, mas mesmo assim comprando da empresa local economizamos 40%”, contou.
Segundo Ricardo, as além das ruas Manduca Rodrigues e Andradas (nas primeiras duas quadras), que já receberam manutenção durante a semana, outras vias que devem estar dentro do cronograma de revitalização são as ruas Vasco Alves, Rui Ramos, 13 de maio, Uruguai, Saldanha da Gama, Salgado Filho e Tomaz Albornoz. Além dessas vias, as avenidas Almirante Tamandaré, 24 de maio e Camilo Alves Gisler também vão receber a equipe contratada.
“Os reparos vão ser feitos em toda a malha viária, alguns vão ser remendo outros pontos será recapeamento novo”, afirmou o secretário destacando que a empresa foi contratada para fazer a usinagem do asfalto na usina do Município – apesar de, nesse momento inicial, o serviço estar sendo realizado com a usina da empresa contratada, o recapeamento, controle tecnológico (ensaios de laboratório), o tapa-buraco, recuperação de calçamento e micro asfalto.
De acordo com o secretário, o serviço garantirá que as vias tenham um bom trafego nas principais ruas de Livramento. “O plano é até fim do ano deixar 70% das vias em condições de trafegabilidade”, finalizou.