O Exército Brasileiro entregou, na manhã desta sexta-feira (07), 25 viaturas blindadas de combate ao Exército Uruguaio. Os carros M41 adquiridos dos Estados Unidos, devem ser levados ao Batalhão de Infantaria Blindada n°13.
A cerimônia de entrega aconteceu no 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Sant’Ana do Livramento. O evento contou com as presenças dos comandantes dos Exércitos Brasileiro e Uruguaio.
Para o General Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército Brasileiro, a doação reafirma os laços de amizade com o Exército Uruguaio. “O seu significado vai muito além de uma passagem de equipamentos militares de um Exército ao outro, ela reflete na identidade forte e estreita que existe entre os exércitos do Uruguai e do Brasil”, afirmou.
De acordo com o comandante em chefe do Exército Uruguaio, General Guido Manini Ríos, os carros servirão para o treinamento dos militares do País vizinho. “Nós vamos treinar nesses blindados para uma eventual guerra já que a missão destinada ao Exército Uruguaio pela Constituição da República se refere a defesa da soberania e da integridade territorial”, destacou.
A doação das 25 viaturas blindadas de combate foi aprovada pelo plenário do Senado em setembro deste ano. O texto condiciona a doação à autorização prévia — já concedida — pelo governo dos Estados Unidos. As despesas decorrentes serão custeadas pelas dotações orçamentárias do Ministério da Defesa.
Ao total, o Exército Brasileiro dispõe de 152 carros de combate do mesmo modelo. Eles foram adquiridos dos americanos mediante aceitação de cláusula de não transferência sem autorização prévia do Departamento de Estado norte-americano, tanto que o governo dos Estados Unidos teve de autorizar a doação aos uruguaios.