qui, 17 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Projeto Cidade Linda deve ser expandido em janeiro de 2019

Lixeiras devem ser instaladas semana que vem

Idealizado pela vice-prefeita Mari Machado e colocado em prática através do Dema, o plano é reciclar o lixo de um terço da cidade

O projeto Cidade Linda – que prevê o descarte e a destinação correta do lixo – idealizado pela vice-prefeita Mari Machado (PSB), quando secretária de Planejamento e Meio Ambiente, no primeiro ano do Governo Ico Charopen (PDT), deve ter um avanço já previsto pelo atual secretário da Pasta. Miguel Pereira adiantou que, em janeiro do ano que vem, o serviço que é presado no bairro Planalto em um projeto piloto, seja expandido para, pelo menos, 1/3 da cidade.
Além de coletar, separar e reciclar os resíduos sólidos, a ideia que está sendo desenvolvida pelos profissionais da Secretaria com o auxílio de 12 estagiários, tem o objetivo de trabalhar sobre a importância dos cuidados com o Meio Ambiente através da conscientização da população através de visitas domiciliares, palestras nas escolas e associação de moradores, mutirão de limpeza nos arroios do entorno do bairro e no lago Batuva, bem como blitz educativas e trilhas ecológicas.
Segundo o secretário de Planejamento, o projeto de pouco mais de R$60 mil que passou pela Comissão de Meio Ambiente, a expectativa é que na semana que vem as lixeiras sejam instaladas no Planalto. Miguel explicou que, até agora, a avaliação apresenta aspectos positivos e negativos.
“Do ponto de vista geral, coletar lixo de maneira seletiva, separando a parte orgânica da parte seca, é fundamental em qualquer sociedade organizada, isso não há o que discutir. Qualquer iniciativa nesse sentido é válida, importante e interessante. A recepção da comunidade do Planalto foi espetacular. Algumas pessoas recebem com alguma desconfiança, até porque o projeto começou em uma época que havia campanha política e as pessoas confundem ação de Prefeitura com a campanha política, que não era a nível municipal. Porém, repito, recepção foi espetacular e as pessoas demonstram que estão imbuídos com a racionalização está na parte prática, de como, quem e como coleta”, afirmou o secretário.
Apesar dos contratempos, o projeto está sendo tocado e deve ser expandido. “Houve alguns contratempos, a gente contava que as cooperativas de catadores já pudessem estar fazendo o serviço de coleta do material reciclado. Como a cooperativa ainda não está equipada, a Prefeitura fez uma contratualização com a Alama. A expectativa é a ampliação para um terço da cidade a partir de janeiro de 2019”, finalizou.

Lixeiras devem ser instaladas semana que vem

Enem 2025

Veja como solicitar isenção da taxa de inscrição

Resumo de quinta-feira – 17/04/2025

  Edição de Chico Bruno Manchetes dos jornais CORREIO BRAZILIENSE – PF recebe 1,5 mil denúncias diárias de conteúdo abusivo contra crianças O GLOBO – Próximo governo não terá recursos para cumprir pisos de Saúde e Educação O ESTADO DE S. PAULO – Brasil fica em último lugar em competividade industrial FOLHA DE S. PAULO – Superávit de R$ 4