O trem ia partir sem o dono
Pegou mal para o Governo a manifestação do ex-vereador Sergio Moreira na Câmara de Vereadores, nessa semana. O idealizador do projeto turístico Trem do Pampa afirmou que, após ter passado todas as informações do empreendimento à secretária de Turismo, a primeira-dama Silvana Harden, teria sido deixado de lado. Apesar da Prefeitura ter dito que a história não era bem assim, na foto oficial em que integrantes da Administração aparecem brindado o andamento do processo, Sergio não está.
Recesso parlamentar
Começa no dia 23 de dezembro o recesso parlamentar da Câmara de Vereadores. Apesar das reuniões representativas acontecerem nas quartas-feiras, durante o período, o momento serve também para os parlamentares fazerem uma reflexão e avaliarem o trabalho realizado. Levando em conta que já chegaram em 50% do mandato, muitos vereadores vão decidir no ano que vem se saem da situação e vão para a oposição. O primeiro deles foi o vereador Antonio Zenoir (PSD). A última sessão ordinária do ano acontece no dia 19 de dezembro.
A oposição vai virar a Mesa?
Como já é de praxe no início do mês de dezembro, os vereadores recomeçam a articulação para a nova Mesa Diretora da Câmara. Apesar do vereador Maurício Galo del Fabro ser o nome para suceder o atual presidente, tendo inclusive a reafirmação do grupo que firmou no fim de 2016 um acordo para a sequência de presidentes, já iniciou o movimento da oposição. Há quem diga que já existem 08 votos para o candidato do grupo, restando apenas o vereador que, em tese, teria o voto de minerva, mas não está definido.
Perda de forças
Para que a oposição consiga eleger o novo presidente da Câmara, é necessário, pelo menos, um voto daqueles que apoiam o Governo do prefeito Ico Charopen. As negociações estão intensas e, para alguns, as propostas são tentadoras. Sem um presidente “colaborador” do mandatário municipal, a Administração perde forças e pode ter dificuldades em aprovar projetos pró-governo. As negociações continuam nessa semana. A votação será no dia 19 de dezembro.
De Livramento para o Estado
O vereador Carlos Nilo foi contratado para ser palestrante do 49° Seminário de Capacitação em Administração Municipal, em Porto Alegre nessa semana. Durante o evento para vereadores e assessores, o parlamentar falou sobre acessibilidade e suas legislações, existentes em Livramento. O progressista aproveitou para propor uma dinâmica onde os assistentes vendaram os olhos e perceberam a dificuldade dos deficientes visuais, ressaltando a importância de políticas públicas para esse segmento. Nilo foi convidado a palestrar novamente no ano que vem, levando as políticas e experiências santanenses, para todo o Estado.
35 anos reconhecidos pela Casa do Povo
A Rádio RCC FM deve receber, ainda neste ano, o voto de congratulação aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, pela passagem dos 35 anos de atuação da emissora na comunidade. O projeto é do vereador Leandro Ferreira (PT) e a entrega da homenagem será no dia 18 de dezembro.