Nos dias 15 e 16 de dezembro, o Vila Flores – espaço cultural colaborativo, em Porto Alegre/RS – será palco de um festival que contempla a diversidade da música dos diferentes povos que habitam o Rio Grande do Sul.
A MOSTRA GEMA apresenta dez espetáculos em que a tradição e a inovação se misturam, apresentando a riqueza da música regional e popular gaúcha. A ENTRADA É FRANCA!
Em shows especiais criados especialmente para este evento, a programação contempla alguns protagonistas da websérie da primeira temporada do Projeto Gema – como o guitarrista Bonitinho (Juliano Trindade), a Bandinha Típica Alemã Goela Seca e Nilton Vaqueiro (Nilton Paulo Maciel Vaqueiro), trovador do Quilombo do Ibicuí da Armada – além de outros importantes nomes da cultura popular e tradicional, como a atriz, musicista e compositora Pâmela Amaro; Rafa 16 (Rafa Rodrigues II) e a banda Caco Velho Ensemble, que homenageia o importante sambista Caco Velho; a Tribo Carnavalesca Os Comanches; o Batidão DOS Garotos, formado por índios mbya-guaranis; o jovem alabê Diih Neques – Percussão e o grupo Quilombolas de Arroio do Meio. O festival se encerra com o Baile Regional Contemporâneo do guitarrista Joao Pedro Cé e a Banda Quadril.
Trovador Nilton Paulo Maciel Vaqueiro do Regional de Ibicuí da Armada
O trovador Nilton Paulo Maciel Vaqueiro é uma das atrações da Mostra Gema de Música Regional! Ele faz a abertura do festival no sábado, 15 de dezembro, às 18h.
Locutor de rodeios e engajado nas causas sociais, Nilton Vaqueiro é membro importante da comunidade quilombola de Ibicuí da Armada, em Santana do Livramento. Lá, ajudou a criar um movimento de resistência musical: o Regional de Ibicuí da Armada, que anima os bailes da comunidade, misturando instrumentos tradicionais da música nativista – como a gaita-ponto – com outros típicos das culturas africanas, indígenas e latinas – como a maraca, o pandeiro, o axé e o surdo.
Nilton Vaqueiro é também personagem do episódio 4 da primeira temporada do Projeto Gema. Assista:
Gema é um projeto que visa apresentar a diversidade musical do Rio Grande do Sul. Em cada capítulo o espectador é convidado a visitar uma personagem/comunidade e conhecer parte do seu universo sonoro. Gravado durante o ano de 2016, percorreu o território sul-rio-grandense, realizando vivências e interações com diferentes músicos, mestres, grupos e comunidades tradicionais.
Selecionado pelo edital Natura Musical Rio Grande do Sul, Gema compreende a pesquisa e posterior levantamento de algumas dessas características de nossa música, tendo como resultado 10 mini-documentários, registros fotográficos, textos, entrevistas e podcasts, divulgados em website, além de uma revista a ser publicada ao final de sua realização.
Postado por Matias Moura