A vitória por aclamação foi durante Assembleia Geral Ordinária
A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) escolheu, nesta quarta-feira (28), sua nova diretoria para a gestão 2019/2020. Sob as regras do novo estatuto, aprovado em 2017, a Assembleia Geral Ordinária (AGO) elegeu uma diretoria mais enxuta, com 12 vice-presidentes, sendo sete com áreas específicas, além dos regionais, que também encolheram, passando de 24 para 19 regiões no RS.
A presidente Simone Leite, reconduzida por aclamação ao cargo para mais uma gestão, na presença de 112 entidades filiadas, fez um balaço dos dois anos de mandato e destacou as grandes marcas da gestão, que fizeram com que a entidade ampliasse o número de filiadas e a representatividade. “Foram muitos km rodados percorrendo o Estado. Temos hoje o verdadeiro sentido de pertencimento na entidade com participação efetiva das lideranças do interior”.
Simone Leite promete ainda mais novidades para os próximos anos. Ao agradecer a confiança e a parceria das entidades filiadas, destacou como marcos de seu mandato a mudança no estatuto da Federasul, a reformulação do Tá na Mesa, a nova sede e os congressos da entidade. “Conseguimos fazer mais, com menos. Entregaremos, pela primeira vez em 20 anos, um superávit em caixa e contábil ao final da nossa gestão”, concluiu. Entre outros destaques, a presidente reforçou também a criação de uma posse coletiva para unificar o Rio Grande do Sul e dar força ao associativismo, junto à criação da Escola de Líderes e à inauguração da casa na Expointer.
A eleição teve apenas uma chapa inscrita e foi feita por aclamação pelas 112 entidades filiadas presentes. Diferente das últimas eleições, em que apenas os conselheiros escolhiam a diretoria, a mudança de estatuto permitiu uma eleição democrática. A primeira mulher a presidir uma federação empresarial no Estado se comprometeu a seguir com coragem se posicionando sobre os principais temas. “Vamos manter a unidade, a transparência, a simplicidade e os resultados” e anunciou que vai marcar a data da posse festiva para março. A renovação dos membros da diretoria foi de mais de 40%.
Crédito das fotos: Itamar Aguiar