dom, 20 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Novos pardais eletrônicos começam a ser instalados

Os novos pardais foram instalados, porém os antigos funcionarão ate janeiro (Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

Redutores de velocidade serão substituídos e devem começar a fazer a fiscalização em, pelo menos, seis pontos de Livramento

Com três meses de atraso, começou a instalação dos novos pardais das rodovias federais do Rio Grande do Sul. A BR-158 está ganhando quatro, todos em Santana do Livramento. A ideia é aumentar a segurança de quem chega e sai da Fronteira da Paz pela principal via de acesso ao Município.
Também aqui em Livramento, estão sendo instalados dois na BR-293, um deles é esse que fica em frente ao acesso ao parque José Rufino de Aguiar Filho, na Chácara da Prefeitura.
A empresa Fotosensores Tecnologia Eletrônica, do Ceará, é a responsável pelos equipamentos. Serão cinco anos de contrato. Metade dos novos controladores terá sistema com identificação das placas de todos os veículos, mesmo daqueles que não passarem acima da velocidade.
Os atuais controladores seguem funcionando pelo menos até janeiro, quando vence o último prazo do contrato com a gaúcha Kopp Tecnologia. A empresa presta o serviço no Rio Grande do Sul desde 2010, tendo o seu contrato prorrogado pelo Dnit por quatro vezes por causa da demora em concluir a licitação que havia sido lançada em maio de 2016. A concorrência foi interrompida e reaberta ao menos quatro vezes devido a ações na Justiça.

Os novos pardais foram instalados, porém os antigos funcionarão ate janeiro (Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os