Com o objetivo de reduzir os índices de violência e aumentar o policiamento nas ruas, na semana passada o governador do estado José Ivo Sartori anunciou o chamamento de 2 mil policiais militares que a partir do segundo semestre de 2019 estarão aptos a reforçar o policiamento. Os novos recrutados já estão em fase de iniciação do treinamento. Na região que compreende o Comando Regional da Fronteira Oeste 90 alunos que foram distribuídos em três turmas para as cidades de Uruguaiana, Santana do Livramento e Bagé.
Aqui no município os recrutas iniciaram a semana zero no dia 13 de Novembro sob a supervisão do 2º RPmon que está sendo comandado interinamente pelo Major Silveira, enquanto a parte operacional ficou a cargo do Capitão Dalcol e demais policias do regimento que irão atuar também como instrutores.
Para a Major Carla Incerti responsável pelo curso na região de fronteira, está será uma grande oportunidade para aproximar os futuros soldados da realidade das ruas, uma vez que grande parte dos instrutores quer irão ministrar as disciplinas são policias com larga experiência nas atividades do policiamento ostensivo.
A aluna Jaiana Saldanha Gomes Vasconcelos, 25 anos, natural de São Gabriel, diz que estar realizando o curso é a conquista de um sonho de vários anos. “Fiz a prova pela primeira vez aos 18 anos e infelizmente não consegui passar. Mas com dedicação e bastante estudo fiz a prova novamente o ano passado e desta vez fui aprovada. Espero ser uma boa profissional e progredir nesta profissão. O que mais me motiva a seguir nessa carreira da polícia militar é a questão da transformação que pode acontecer através da segurança. Espero corresponder às expectativas que estão sendo depositadas em mim” comenta a aluna que é esposa de um policial militar.
Durante o treinamento que possui uma carga horária de 1.670 horas os futuros soldados irão passar por vários treinamentos, como conduta de patrulha, ordem unida, primeiros socorros, treinamentos físicos, conhecimentos gerais, disciplinas realizadas na modalidade a distância entro outras.
Neste ano devido à grande quantidade de alunos o curso foi decentralizado das academias de polícia passando a ser realizado também dos comandos regionais. Com essa medida os recrutas poderão vivenciar já durante o curso a rotina dos policiais que atuam no policiamento ostensivo. Para o coordenador do treinamento, Capitão Dalcol , essa medida poderá trazer a curto prazo vários benefícios para a comunidade uma vez que os futuros soldados poderão ter uma noção real da atividade que eles irão exercer.” Aqui na região nós temos uma grande incidência por exemplo do crime de furto/abigeato e os alunos já tiveram um primeiro contato com tema durante uma instrução no campo da Fazenda da Lolita. Nesse curso nós iremos tentar afinar ao máximo o conhecido técnico e teórico até por sermos uma unidade operacional pode acontecer de um instrutor um dia estar na rua fazendo uma prisão e no outro na sala de aula. Porque ele não é só instrutor mas também policial e pra nós é muito proveitoso, assim nós vamos conseguir imprimir o nosso DNA nos alunos e contribuir com a formação de novos soldados” encerrou. O curso que tem previsão de duração de seis meses de aulas práticas e teóricas e após a sua conclusão os soldados serão alocados conforme a demanda no estado.
Paratleta da APAE Bruno Carossio recebe honraria do Comitê Brasileiro Paralímpico
Neste sábado 23 de novembro, Bruno Armando Lamp Carossio, paratleta santanense da APAE, recebeu na capital dos gaúchos, a honraria “Mizael Conrado” ofertada pelo Comitê Brasileiro Paralímpico como destaque em 2024. A cerimônia foi realizada no Clube do Professor Gaúcho em Porto Alegre, Avenida Guaíba, nº 12060, bairro Ipanema – Porto Alegre, às 20h. O paratleta esteve acompanhado da professora