Conselho amigo
Mesmo envolvido na campanha eleitoral para a presidência e conselho da OAB, o ex-procurador da Câmara de Vereadores, Luiz Eduardo D’ávila, o “Sabonetinho”, continua prestando assessoramento ao presidente do Legislativo, Danúbio Barcellos. Uma colaboração voluntária, na condição de amigo pessoal do vereador progressista, na forma de conselhos e orientações durante visitas que faz à Câmara sempre que a corrida agenda permite. Luiz D’Ávila concorre mais uma vez ao cargo de conselheiro da OAB, indicado por um grupo de advogados da região.
Cobrança judicial
O líder da bancada do PT na Câmara de Vereadores, Dagberto Reis, sugeriu formalmente ao secretário de Saúde, Sérgio Aragón, que o Município encaminhe via judicial a cobrança de cerca de R$ 1,2 milhão que o Governo do Estado ainda estaria devendo à Santa Casa. O Hospital não está conseguindo cumprir os calendários de pagamentos acertados com funcionários e o Sindisaúde já anunciou possibilidade de novas paralisações.
Trânsito livre
O vereador Romário Paz recebeu sinal verde da Administração Municipal com relação a sua proposta sobre a divulgação da aplicação dos valores arrecadados pelos Cofres Públicos através de multas de trânsito. A ideia de Romário, na forma de ante-projeto já aprovado pela Câmara de Vereadores, obriga o Executivo Municipal a prestar contas das receitas originárias das multas de trânsito e de sua destinação, por meio da divulgação das informações em seu sítio oficial, em local de fácil acesso ao público, e também utilizando outros meios e instrumentos legítimos. É elogiável a iniciativa. Basta lembrar que é bastante significativo o volume de dinheiro arrecadado através de multas e, de acordo com a legislação, esses valores têm destino obrigatório que são investimentos em educação para o trânsito, fiscalização, policiamento e engenharia de tráfego. Isso significa, inclusive, o custeio de estudos e ações concretas para melhorar o fluxo do trânsito em Livramento, mas de fato não se sabe o que é feito com os valores arrecadados. O próprio Executivo compreendeu a iniciativa e, segundo Romário, confirmou que vai devolver a proposta à Câmara, como projeto de lei.
Novas paradas
O vereador Evandro Gutebier foi o escolhido pelo Conselho Municipal de Habitação para ser o porta-voz do projeto de construção de novas paradas de ônibus com recursos disponibilizados pelo Fundo Municipal da Habitação. Ele deverá apresentar no Legislativo projeto de lei autorizando a construção das paradas. A idéia nasceu dentro do próprio Conselho Municipal de Habitação, sendo bem recebida pelo secretário Ricardo Dutra, que se interessou e tocou o projeto em frente.
O presidente do Comhab, Fernando Reck, informa ainda que o Conselho já pediu ao vereador Evandro Gutebier que entre com pedido de urgência para a votação, para agilizar a construção das paradas, uma vez que o rec urso já se encontro disponível.
Novos diretores
Comunidades das escolas estaduais em Livramento participam na próxima terça-feira, 27, da eleição dos novos diretores e diretoras que vão coordenar os trabalhos nos educandários pelos próximos três anos. O colégio eleitoral é formado por alunos que estejam regularmente matriculados, a partir do 5º ano ou maiores de 12 anos, pais ou responsáveis legais dos alunos menores de 18 anos e professores e demais servidores, efetivos ou contratados temporariamente, em exercício no estabelecimento de ensino no dia da votação. Os eleitos terão que participar de um curso de qualificação oferecido pela Seduc, com informações sobre o funcionamento da Secretaria da Educação, a partir dos departamentos de Planejamento, Administrativo, Recursos Humanos e Pedagógico, além de conteúdo voltado para a liderança e comunicação (media-training), entre outros. A maioria das escolas de Livramento terá chapa única.
[email protected] WhatsApp (55) 84296522