Mais de 80 atividades envolveram Chefs, público local e turistas durante os 13 dias do 5º Fronteira – Festival Binacional de Enogastronomia
A linha divisória imaginária que une as cidades de Sant’Ana do Livramento (no sul do Brasil) e de Rivera (ao norte do Uruguai) foi cenário, durante as duas últimas semanas, da 5ª edição do Fronteira – Festival Binacional de Enogastronomia que envolveu diversos espaços das duas cidades em atividades voltadas à promoção da culinária local, do Enoturismo e da qualificação profissional do mercado gastronômico da região.
“A visibilidade que o 5º Fronteira trouxe para o setor da Gastronomia e do Turismo foi muito importante para despertar nos participantes e, também, nos futuros profissionais dessas áreas o envolvimento ativo no evento. A experiência é única e muito contribui na formação, fazendo com que o mercado ligado a essas áreas seja cada vez mais atrativo e competitivo”, comenta o Chef Moisés Basso, coordenador do curso de Gastronomia da UniRitter (Porto Alegre) e um dos profissionais renomados que esteve à frente dos seminários, fóruns e aulas-shows promovidos pelo Festival.
Foram 13 dias de evento e mais de 80 atividades desenvolvidas em diferentes locais de Rivera e Sant’Ana do Livramento, envolvendo diferentes públicos, tanto local como turistas. Neste ano, a Casa Binacional do Vinho foi uma das novidades. Localizada no Centro de Visitantes do Parque Internacional, o espaço foi destinado para mostra e comercialização de vinhos da região, além de receber diversos eventos que prestigiaram a Enogastronomia santanense e riverense. A agenda de programações também contou com atividades como as cinco exposições fotográficas realizadas, a Mostra de Artesanato da Fronteira no Parque Internacional, exibições de filmes, o ‘Projeto Chefs na Escola’ e o resgate cultural através de exposições de cadernos de receitas antigos.
“Depois de finalizada a sua quinta edição, já nos permitimos destacar o Fronteira como o principal evento de integração turística e cultural entre o Brasil e o Uruguai. Trabalhamos com a qualidade e diversidade dos rótulos de vinhos aqui produzidos, somados aos espaços de Enoturismo já existentes que são atrativos para criação de um produto turístico local, a fim de agregar outros produtos, como o azeite de oliva, a carne ovina, o mel e o queijo”, destaca a Chef Jussara Dutra, coordenadora-geral do evento, sobre as potencialidades econômicas e turísticas das duas cidades.
Além destas atividades que exploraram o conhecimento culinário e fortaleceram o uso de produtos locais no preparo das receitas, o Festival também teve o foco de suas ações voltadas para a divulgação dos produtos de altíssima qualidade provenientes daqui, o fomento da cultura e da culinária fronteiriça e a valorização das empresas e pessoas que fazem da divisa entre Brasil e Uruguai um local único de se viver. A programação, que ocorreu de 6 a 18 de novembro, teve seu encerramento no último domingo com a Palestra Cinema, Cultura e Fronteira, ministrada pelo cineasta gaúcho Tabajara Ruas.
TEXTO: AGÊNCIA MEGAFONE – Assessoria de Comunicação do 5º Fronteira – Festival Binacional de Enogastromia