O presidente da Comissão de Educação na Câmara de Vereadores disse na manhã desta segunda-feira (19) que falta planejamento na Secretaria de Educação. A afirmação foi feita depois que a secretária Maria Regina do Prado Alves confirmou que não há vagas disponíveis para a demanda nas Escolas Municipais de Educação Infantil em Sant’Ana do Livramento. Desde sexta-feira, alguns pais acamparam em frente aos educandários para garantir a matrícula de seus filhos.
Na semana passada, o vereador Aquiles Pires protocolou no Ministério Público Estadual uma denúncia porque a Secretaria de Educação estaria solicitando a comprovação de emprego dos pais ou responsáveis para a matrícula de crianças nas escolas.
O Município sustenta que foi uma determinação do próprio Ministério Público e não uma escolha do Executivo. O parlamentar afirmou que já está em contato com o promotor responsável pelo caso que afirmou que retiraria esse pré-requisito apresentado pela Prefeitura de Livramento para a utilização de vagas para crianças.
A falta de vagas nas escolas municipais, confirmada pela Secretaria de Educação, preocupa os fiscalizadores. Para o presidente da Comissão de Educação na Câmara de Vereadores, a falta de organização e planejamento é um dos principais problemas do Governo Ico Charopen. “Porque o Município tem tantas casas alugadas no centro e na periferia para as secretarias. E nós temos o prédio do antigo Senai, que tem várias peças, que poderiam colocar as secretarias, e abrir mais creches”, argumentou o presidente Lídio Mendes.
“Façam um planejamento de um ano para o outro sobre a Educação, falta isso. É incompetência. Só se lembram que não vai ter vaga quando falta um mês ou dois para as matrículas”, complementou o parlamentar destacando que é necessário criar mais vagas.