qua, 20 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Com grave crise financeira, Lar de Meninas tem futuro incerto

Comunidade debateu o futuro do Lar de Meninas (Foto: Elis Regina/AP)

Reunião que aconteceu na semana debateu os problemas enfrentados pela instituição

Na noite da última terça-feira (13) a Instituição Lar de Meninas realizou uma importante reunião com membros da comunidade para debater o futuro do Lar. A instituição que há 35 anos acolhe crianças e adolescentes e tem o apoio de voluntários agora vive um estado de risco e vulnerabilidade e pode fechar as portas se a situação financeira não mudar.
A Diretoria afirmou que não recebeu nenhum valor ou repasse da Prefeitura no ano de 2018 e que as cobranças do Ministério Público sobre o Marco Regulatório para contratação de Assistente Social e Psicólogo também tem prejudicado o funcionamento da instituição. Nos últimos anos o apoio para o Lar caiu ainda mais: em 2017 foi repassado apenas R$ 4 mil reais e que apenas em 2016 a gestão teve um olhar mais sensível para o Lar, repassando R$ 15 mil reais.
O Lar de Meninas que já abrigou até 29 crianças, hoje abriga apenas 6, sendo que existe a previsão de que cinco delas retornem para o seio da família e o Lar fique apenas com uma única criança a partir de dezembro. Durante a reunião os presentes questionaram o trabalho da Casa do Bem (mantida pela Prefeitura). A Casa do Bem possui atualmente 8 crianças e 16 funcionários, o que seria 2 funcionários para cada criança. Membros do Conselho Tutelar estiveram na reunião e manifestaram o desejo de que o Lar continue aberto e recebendo crianças, inclusive, elogiaram o trabalho feito no Lar e o diferencial com relação ao que é desenvolvido na Casa do Bem. Os conselheiros comentaram ainda que existem muitas crianças na cidade precisando de apoio, mas os encaminhamentos feitos esbarram no “acumulo de trabalho” da equipe responsável por avaliar os pedidos de acolhimento. “Entendemos que há muitas crianças precisando de ajuda e acolhimento, mas elas continuam nos lares sob risco e em situação de vulnerabilidade” disse um dos conselheiros.
Após duas horas de debate, a assembleia que contou com aproximadamente 50 pessoas chegou na conclusão de que não permitirá que o Lar de Meninas feche suas portas e decidiu tomar várias medidas junto à comunidade e ao Poder Público para manter aberto o Lar de Meninas. Uma comissão fará uma corrente de doações e articulará junto à Prefeitura e Governo do Estado um apoio maior para a instituição. Também participaram os vereadores Carlos Nilo e Maurício Gallo que se comprometeram em ajudar.

Comunidade debateu o futuro do Lar de Meninas (Foto: Elis Regina/AP)
Direção do Lar falou sobre pressão do Ministério Público e pediu ajuda da comunidade para manter o trabalho desenvolvido há 35 anos. (Foto: Elis Regina/AP)

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro