Encerrou no último final de semana uma das mais importantes feiras do agronegócio do estado, a Expofeira de Sant’Ana do Livramento. Foram 10 dias, de 11 a 21 de outubro, de uma intensa programação de remates, julgamentos e concursos, provas campeiras, palestras técnicas, participação das empresas locais que expuseram seus produtos e serviços, além de atividades também para o público urbano.
O faturamento total dos remates ultrapassou a quantia de R$ 3,6 milhões na venda de excelentes animais das raças Hereford, Braford, Angus, Brangus e Cavalo Crioulo. Os tradicionais criatórios santanenses já são reconhecidos pela genética superior e criteriosa seleção dos seus animais, o que torna a Expofeira um destaque em todo o país. Durante os leilões, foram comercializados 465 animais para diversos estados do Brasil, assim como ocorreram também contratações de alguns touros por centrais de inseminação.
Segundo o presidente da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento, Luis Carlos D’Auria Nunes, a avaliação das vendas deste ano é excelente: “Mesmo com toda a instabilidade que está a economia do nosso país, onde o agronegócio também é afetado, os números da nossa Expofeira foram excelentes. Além disso, tivemos valores que foram recordes na temporada”. Ele também destacou o grande movimento de público. Durante os dez dias do evento, mais de 10 mil pessoas circularam pelo Parque da Rural.
Além dos remates, outras atrações também movimentaram o Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho. O primeiro final de semana contou com a segunda edição do Festival Entre Gineteadas e Pajadas, onde cem dos principais ginetes do estado e do Uruguai concorreram pelo prêmio total de R$ 18 mil. Com um público de mais de 2 mil pessoas, durante os dois dias do evento, o festival animou a Expofeira com gineteadas intercaladas com muita música e pajadas improvisadas, a cargo de Anomar Danubio Vieira.
A Associação Santanense de Ovinocultores também marcou presença na Expofeira com diversas atividades: concurso de borregas, apresentação de cachorros da raça Border Collie na condução de ovinos, demonstração de tosquia Tally-Hi e degustação de pratos a base de cordeiro. As aves, que no ano anterior estiveram impossibilitadas de participar em função da gripe aviária no continente, também retornaram este ano com dois dias de julgamentos e exposição dos animais. Já o Núcleo Santanense de Criadores de Cavalo Croulo realizou, nos dias 20 e 21, o campeonato de Paleteadas.
Ocorreram também palestras técnicas e debates, voltados ao meio rural. O evento de abertura deste ano, realizado no dia 11, foi em parceria com o Banco do Brasil e trouxe o agrônomo especializado em agronegócio, Bruno Garcia Buemo, para falar sobre Mercado Agro. No segundo dia da Expofeira (12), o Grupo Santanense de Produtoras Rurais realizou a palestra sobre sucessão familiar nas empresas rurais, com a palestrante Helena Brochado, que contou com um público de 200 pessoas. Nos dias 16 e 17, a Comissão Jovem do Sindicato Rural realizou a I Charla Binacional de Pecuária em Campo Natural, que reuniu técnicos do Brasil e Uruguai para construir uma pecuária sustentável baseada em campo nativo.
A Expofeira deste ano contou ainda com uma novidade: a estreia do Projeto ‘Um dia na Estância’, onde crianças de escolas de ensino infantil e fundamental do município puderam participar de uma visita guiada. A atividade recebeu, durante dois dias, 380 crianças que puderam conferir de perto a vida homem do campo e, também, tiveram contato com os animais. “O projeto foi um sucesso e, por isso, para o ano que vem iremos ampliar as atividades para que possamos receber ainda mais crianças”, comentou Luis Carlos que destacou também que essa é uma função social que o Sindicato Rural tem o dever de cumprir.
Pelo terceiro ano consecutivo, a feira contou com o Boteco da Rural com música ao vivo à noite. A Expofeira é uma realização da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento e conta com o apoio dos diferentes núcleos que compõem o Sindicato.