A ideia é de que os pequenos possam vivenciar um pouco do dia a dia do homem do campo e dos cachorros Border Collie na condução de ovinos
Pelo primeiro ano a Associação e Sindicato Rural criou o Projeto ‘Um Dia Na Estância’, uma atividade que faz parte da programação da Expofeira para que as crianças das escolas do município possam vivenciar um pouco do dia a dia do homem do campo.
Durante os dias 16 e 17 de outubro, 380 crianças de 11 escolas infantis e de ensino fundamental visitaram o Parque da Rural para ver de perto animais e conhecer um pouco mais sobre o que o campo produz. A atividade contou com o apoio da Comissão Jovem do Sindicato Rural. Para a próxima Expofeira esse Projeto será aumentado, para que possa receber um maior número de crianças.
Os alunos também puderam ver uma apresentação dos cachorros Border Collie na condução de ovinos. Dilermando, que já viajou por inúmeros países acompanhando a ovinocultura, fez uma demonstração do uso desses cães. Segundo ele, esta é uma solução para os produtores que estão abandonando o setor devido à falta de mão de obra.
“Existe uma ovinocultura lucrativa no mundo todo, só a nossa que não dá lucro. Precisamos nos dedicar à produtividade da ovelha e não podemos abrir mão de tirar um cordeiro por ano de cada ovelha”, comentou.
Segundo Marcela Moreira, engenheira agrônoma e integrante do Núcleo Jovem do Sindicato Rural de Livramento a ideia do projeto “Um dia na Estância” leva informação para as crianças sobre o que o município produz no campo, a fim de compartilharem em seus lares e familiares.
“Muitos não tem oportunidade de conhecer uma ovelha, uma vaca ou um cavalo. O sindicato está proporcionando isso para que entendam de onde sai os produtos que a gente usa no dia a dia tanto alimentos, como couro e lã”, destaca Marcela.
Lauren Trindade – [email protected]