Competição de Rally Regularidade 4×4 aconteceu em Canela nos dias 12 e 13 de outubro e reuniu mais de 80 participantes
A Copa Trancos & Barrancos chegou ao seu quinto ano consecutivo comemorando recorde histórico de inscritos e sendo a única competição do Rio Grande do Sul de Rally Regularidade 4×4 com seis categorias diferentes. O evento realizou a sua grande final de 2018 na cidade de Canela, na Serra Gaúcha, nos dias 12 e 13 de outubro. Foram 200 quilômetros de prova, muita confraternização e uma festa que encerrou reunindo mais de 80 competidores. Entre eles, o navegador de Santana do Livramento Marcelo Ritter foi o vice-campeão da categoria Graduado.
Em Canela os dois dias de prova proporcionaram todos os tipos de clima e terreno. Na sexta-feira, calor e poeira, e no sábado, chuva e frio. O navegador santanense participou da prova ao lado do piloto de Estrela, Milton Dresch. Foi apenas a segunda vez que a dupla competiu junta e já subiu nos primeiros lugares do pódio. “Tivemos resultados excelentes, o que realmente surpreendeu. O primeiro dia a prova tinha médias justas e conseguimos a vitória. No segundo dia caiu a chuva e ficamos em terceiro lugar”, destaca Marcelo.
O navegador de Santana do Livramento já não disputava o título, pois não competiu em uma das provas do calendário, mas ajudou o seu piloto a ser campeão da categoria em 2018. “Estávamos disputando o título para ele e, com os excelentes resultados que fizemos, ainda consegui o vice-campeonato e fomos a melhor dupla da Graduado no final de semana em Canela. Foi muito especial, principalmente pela parceria do piloto, um pessoa sensacional”, afirma.
O clima testou os competidores que estavam disputando o título da Copa Trancos & Barrancos de 2018 e, depois de dois dias de provas, o evento encerrou com pódios, muita comemoração e show com a banda AC/DC Cover RS. “O organizador Alexandre Rech e sua equipe estão de parabéns pelo evento e pelas provas nos reflorestamentos. Foi um ótimo final de semana que a Copa Trancos & Barrancos nos proporcionou”, encerra o navegador.
A competição conta com as categorias de carros 4×4 Master, Graduado, Turismo e Turismo Light, além dos UTVs e Quadriciclos. O evento também organiza o Passeio 4×4 com a equipe da Rotas e Trilhas e a Trancos Adventure para quem quer aproveitar um final de semana off-road com a família. Neste ano, além da final em Canela, a Copa Trancos & Barrancos também realizou provas nas cidades de Palmares do Sul e Jaquirana. De acordo com o diretor de prova, Alexandre Rech, apesar da crise deste ano e do momento político que o país vive, o evento cresceu quase 40% em 2018. “Para 2019 pretendemos melhorar ainda mais a infraestrutura e também a parte técnica trazendo novos desafios para os competidores”, comenta Rech.
A Copa Trancos & Barrancos tem supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM). A promoção é do Clube Porto Alegre de Rallye (CPR) e Trecho 1 Eventos e Promoções Ltda, em parceria com SC Racing. O patrocínio é de Imóveis Crédito Real, Multital Factoring, Segmento Construções, Revenda Marr Sul, SFI CHIPS, Filtrobom, Q7 Off-Road, Bump Amortecedores, Troller Trilha Florauto, Prefeitura Municipal de Canela e Hotel Fazenda Pampas. A etapa conta com apoio de D’primus Off-Road, Rotas e Trilhas, Equipe Trancos & Barrancos e Comunicação 4×4.
Confira abaixo os campeões e vice-campeões de 2018 da Copa Trancos & Barrancos:
MASTER (Piloto/Navegador)
Campeão: Gustavo Schmidt (São José-SC) e Enedir Silva Júnior – Bolacha (Chapecó-SC)
Vice: Marcos Bortoluz e Marcelo Bortoluz (Caxias do Sul-RS)
GRADUADO (Piloto/Navegador)
Campeão: Milton Dresch (Estrela-RS) e Wesley Sari (Ouro-SC)
Vice: Everton Gratt (Capinzal-SC) e Marcelo Ritter (Santana do Livramento-RS)
TURISMO (Piloto/Navegador)
Campeão: Matias Grazziotin e Luciano Peruffo (Passo Fundo-RS)
Vice: César Leobet e Eduardo Leobet (Piratuba-SC)
TURISMO LIGHT (Piloto/Navegador)
Campeão: Carlos Dias da Costa – Patão (Porto Alegre-RS)e Jonathan Grahl (Nova Petrópolis-SC)
Vice: Dalva Neumann (Nova Petrópolis-SC) e André Tondin (Piratuba-SC)
UTV (Piloto/Navegador)
Campeão: Aurélio Bilhalva (Pelotas-RS) e Tiago Poisl (Gravataí-RS)
Vice: Patrick Alves (Passo Fundo-RS) e Lorenzo Torcato (Viamão-RS)
QUADRICICLO (Piloto/Navegador)
Campeão: Ricardo Santos (Criciúma-SC)
Vice: Gustavo Herdt (Criciúma-SC)
Fotos: Aline Ben da Costa/Comunicação 4×4