sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Atividades lúdicas marcam Semana da Criança na Cidade de Meninos

A entidade filantrópica pertence à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e atende crianças de 2 a 6 anos

No 12 de outubro é comemorado anualmente o Dia das Crianças que celebra os direitos das crianças e adolescentes ajudando a conscientizar os responsáveis sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida. No Brasil, nesta data, tradicionalmente serve para os pequenos ganharem presentes ou atividades especiais de entretenimento.
Nesta semana, em alusão à data, a reportagem esteve acompanhando o trabalho desenvolvido pela escolinha “Vida Feliz”, localizada na Cidade de Meninos. Uma entidade filantrópica pertencente à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil que trabalha prioritariamente com crianças de 2 a 6 anos de idade em tempo integral.
As crianças realizam diversas atividades como inglês, informática, dança recreação e contato com o meio ambiente, além de todos os aspectos pedagógicos que a escolinha exige. Durante todo ano, o espaço trabalha a questão de captação de recursos porque em torno de 70 crianças fazem parte da escola, mas nem todas as famílias têm condições de ajudar financeiramente. No entanto, a direção realiza projetos sustentáveis para arrecadar renda.
Para ingressar na escola são divulgados dois editais durante o ano, um processo seletivo que abre vagas para alunos de 2 a 6 anos. Basta ir até a Cidade de Meninos, pegar a ficha, preencher e após, é feito uma avaliação socioeconômica de todo grupo familiar sempre priorizando as famílias mais carentes, inclusive as que têm o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo.
Para comemorar o Dia das Crianças, desde segunda-feira (8), as turmas estão realizando atividades em sala de aula e uma tarefa integrada entre todos com recreação e brincadeiras priorizando a parte lúdica que é muito importante.
Segundo Edson Gonçalves, presidente da Legião da Cruz, que é a entidade mantenedora da Cidade de Meninos a instituição tem o Certificado Nacional de Entidade Beneficente de Assistência Social, então exige alguns requisitos. “Ao mesmo tempo em que tenhamos alguns benefícios em questão tributária, também precisamos cumprir alguns requisitos. Então obrigatoriamente toda nossa atividade precisa ter uma porcentagem que hoje é em torno de 20%, no mínimo, destinado a atendidos do bolsa família, por exemplo, aqui até ultrapassamos isso, temos em torno de 50% ou mais de alunos que se enquadram nesse cadastro, então isso é uma prioridade”, destaca.

Lauren Trindade – [email protected]

Barão Free Shop

A empresa que tem as melhores marcas do mundo

Novembro Azul

Morador de Sant’Ana do Livramento participa de exposição fotográfica da Aapecan Uruguaiana