Fito tratamento e compostagem se destacaram como soluções apresentadas pela Engebio
Na tarde de quarta-feira (3), Mario Saffer, doutor em engenharia química, esteve no escritório do Complexo Amsterland para apresentar alternativa ao tratamento dos efluentes do Parque via fito tratamento, bem como sua gestão de resíduos, sobretudo orgânicos via compostagem. Atenta a essas opções, a direção de Amsterland mira em certificação internacional de sustentabilidade.
Mario Saffer é da Engebio, empresa de engenharia ambiental, que trabalha com resíduos sólidos, águas, energias e efluentes, sem contar todo o desenvolvimento de projetos, consultorias e gestão. Um dos parceiros da Engebio é a empresa Bambuu For Life, da França, que conta com tecnologia de fito tratamento de efluentes. Esta alternativa apresentada por Mario mostra que o fito tratamento se realiza por meio da utilização de bambus, sendo 100% local, com redução de impacto ambiental, baixo custo de operação e manutenção, além de possibilitar a obtenção do Green Building, o certificado internacional de sustentabilidade. Mario Saffer também falou da compostagem como sistema do tratamento dos resíduos orgânicos e sua transformação em adubo.
“É onde Amsterland quer chegar, é focar na autossustentabilidade”, afirmou, na reunião, João Gabriel Hillal, presidente do Complexo Turístico Termal.
A Engebio é uma empresa que atua há 28 anos no ramo de engenharia ambiental, tendo o alto conhecimento e a tecnologia como mobilizadores de sua atuação no desenvolvimento de projetos sustentáveis. A Engebio trabalha tanto para o setor público quanto para o setor privado. No setor público a Engebio trabalha em âmbito regional, estadual e federal com foco em sistemas de gestão de resíduos; sistemas de gestão de informações; investigação, remediação e gestão de áreas contaminadas; e projetos socioambientais e captação de recursos. No setor privado se debruça sobre o tratamento de efluentes, gestão de resíduos e energias renováveis.
Entre seus clientes no setor privado estão: Stihl, Tractebel Energia, Alstom, Melnick Even, MRV Engenharia, Hospital Moinhos de Vento, Grendene, Braskem. No setor público há clientes como: Organização dos Estados Americanos, BNDES, FEPAM, Secretaria do Meio Ambiente do RS, Ministério do Meio Ambiente – Governo Federal, BMDG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.
Credenciais
Mario Saffer é um expert no tratamento de resíduos sólidos e questões de sustentabilidade, trabalhando neste segmento há mais de 25 anos. É Doutor em Engenharia Química, sendo responsável pelo tratamento de resíduos sólidos do estado do Paraná (recém concluído), elaboração do Plano Estadual de Resíduos do Paraná, elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Rio Grande do Sul, assessor direto no Ministério do Meio Ambiente em Brasília para diversos projetos, consultor e atualmente coordenador da elaboração do novo Plano Nacional de Resíduos – PLANARES. Além disso, está envolvido no descarte adequado e sustentável de resíduos sólidos não hospitalares no Hospital Moinhos de Vento (POA).