sáb, 11 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.01.25

Chuvarada causa transbordamento do Arroio Tajamar

Nesta segunda-feira (1º) os santanenses mais uma vez precisaram sair de casa com o guarda-chuva, com as botas de “goma” e a capa de chuva. Aliás esse kit tem sido um companheiro inseparável dos fronteiriços desde a entrada da primavera. A estação que começou no dia 22 de Setembro, trouxe junto com ela a previsão de muita instabilidade para a região nos próximos meses. Somente nos dois primeiros finais de semana da primavera, a fronteira registrou altos volumes de chuva e temporais de vento e granizo em algumas localidades. Foram registrados alagamentos e vários transtornos em bairros do município assim como no interior.

De sábado (29) à tardinha, até a manhã desta segunda-feira segundo dados divulgados pelo INMET o volume de chuva registrado foi de 113.8mm em apenas dois, fato que colaborou com a cheia de arroios e córregos.

Na região do bairro São Paulo por exemplo, o arroio Tajamar transbordou impedindo alguns moradores da região de passar, na manhã de hoje a reportagem do Jornal A Plateia e Rádio Rcc Fm esteve no local conversou com a moradora Rosana Batista que aguardava as águas baixarem para ir até a casa do seu pai que fica próxima ao arroio.” Toda a vez que chove forte é a mesa coisa. A gente já teve que passar com o arrio cheio para levar meu pai ao hospital porque ele estava com convulsões, ainda bem que o carro dele é mais alto. Mas eu não tenho coragem de passar com esse meu carro. A situação é bastante complicada” disse a moradora. Enquanto uns tinham medo de passar, outros se arriscavam na travesseia de carro, moto, cavalo e até mesmo a pé colocando em risco a sua próprio vida.

Fotos e texto : Matias Moura

Moradora Rosana Batista que aguardava as águas baixarem para ir até a casa do seu pai que fica próxima ao arroio