Uma guarnição de mergulhadores do grupamento de busca e resgate da cidade de Santa Maria chegou a Livramento para auxiliar as buscas pelo corpo de Vanderleia Buenavista Ferrão 44 anos, que está desaparecida desde a última segunda-feira (24), quando ela foi levada pelas águas ao tentar atravessar a cavalo um arroio cheio na localidade do Cerro dos Munhoz.
As buscas que iniciaram no dia do desparecimento, e se intensificaram ontem, foram reforçadas nesta quarta-feira pela guarnição de mergulhadores que desde a 7 horas da manhã estão fazendo mergulhos no local, onde segundo testemunhas, Vandeleia tentou atravessar e acabou caindo na água sendo levada pela correnteza. O Cavalo que ela montava foi encontra vivo no mesmo dia nas margens do arroio.
Água turva e profunda dificulta as buscas
Segundo o Soldado Fioravante do Grupamento de busca e resgate do Corpo de Bombeiros, o local apesar de ser bastante estreito apresenta inúmeros obstáculos aos mergulhadores desde terreno irregular a presença de paus, pedras e outros tipos de materiais no fundo do arroio. “Neste local existem escombros de uma ponte que caiu, bastante paus atravessados, troncos de arvores e bastante arrame farpado. Apensar de ser uma área pequena e com uma profundida de no máximo 5 metros, o problema é o que foi depositado antes ai no arroio. Isso dificulta bastante as buscas” comentou.
Segundo o soldado, após todas as tentativas de vasculhar o fundo os esforços também serão redobradas as buscas pelo leito do arroio uma vez que com o passar dos dias o corpo que pode estar no fundo suba para superfície.” Nós vamos continuar as buscas até encontra-la “
“Avisaram ela para não passar”
As buscas são acompanhadas de perto pelos familiares que também estão auxiliam o Corpo de Bombeiros, Anderson Nei Severo Ferrão, 44 anos, marido de Vanderleia com quem era casado há 21 anos, diz que ainda é difícil acreditar que tudo isso esteja acontecendo. Ele tinha saído a cavalo com a esposa no dia em que ela desapareceu. “A gente vinha trazer um gado para um vizinho, daí acabamos nos separando e combinamos de nos encontrar na casa desse vizinho. Eu vinha mais embaixo pela taipa da barragem e atravessei para juntar o gado, ela acabou saindo de lá para me encontrar e tentou passar aqui. Dois rapazes que são conhecidos nossos avisaram ela para não passar porque o arroio estava cheio. Ela respondeu que ia atravessar devagarzinho e eles ficaram olhando e quando viram a égua afundou com ela. Depois mais embaixo a égua apareceu se debatendo em cima da água. E não avistaram mais a Vanderleia” contou Anderson bastante emocionando ao lembrar o fato. Fotos e texto : Matias Moura