dom, 20 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Defesa Civil e Secretaria de Obras monitoram locais críticos atingidos pela enxurrada de Domingo

Um dia de muito trabalho e limpeza após o forte temporal que atingiu a fronteira da paz neste Domingo. Segundo informações dos principais sites de meteorologia, somente em Santana do Livramento choveu cerca de 110mm em poucas horas, resultando em alagamentos em diversos pontos e transtornos em alguns bairros onde os moradores tiveram suas casas invadidas pela água. A situação mais crítica foi registrada no Beco da Belizária onde a galeria que corta a região transbordou e acabou inundando várias residências da localidade.

O problema maior foi ocasionado porque parte da galeria desmoronou há mais de 2 meses e com a com a força da chuva do último Domingo acabou engolindo parte de uma residência localizada na Rua Marques Pavão bem ao lado de um posto de gasolina. Com isso uma grande quantidade de entulho foi parar dentro da galeria causando um estrangulamento na vazão da água que acabou transbordando por cima da pista. Segundo, Flavio Pinto, coordenador da Defesa Civil do município a área já está condenada e vem sendo monitorada há algum tempo” O nosso procedimento daqui para frente é manter aquela área limpa e isso inclui a ajuda dos moradores porque nós tiramos de dentro da galeria uma grande quantidade de lixo. Então é muito importante a ajuda de todos” destacou.

Equipes da Secretaria de Obras realizaram um limpeza no local para retirada de material que possa ir para dentro da galeria com a incidência de novas chuvas no município. Já o secretário de Obras Ricardo Dutra esteve pessoalmente vistoriando a galeria na manhã desta segunda-feira(24) e diz que o quadro é bastante complicado pois parte da estrutura precisa passar por uma reconstrução completa que já foi solicitada por meio de documentação encaminhada para a  defesa civil brasileira. “A gente já tinha estado aqui na galeria algum tempo atrás e ela continua em um estado bastante crítico aqui neste lugar onde ela já rompeu outra vez. Agora nós teremos talvez que demolir onde está danificado para construir novamente para que não cause obstrução do córrego novamente e possa causar mais problemas para os moradores. Nós percorremos um bom trecho da galeria e mais para frente a estrutura está boa principalmente nas suas laterais. Nós iremos continuar realizando a limpeza, e neste local onde ela rompeu terá que ser toda reconstituída. Pelo menos um trecho de 10 metros dessa galeria vai precisar ser refeito desde baixo” disse o secretário.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os