Novos servidores devem concluir a formação e reforçar o policiamento a partir de julho de 2019
O secretário estadual da Segurança, Cezar Schirmer, anunciou, nesta quarta-feira (19), a decisão do governo do Estado de chamar 2 mil dos 4,1 mil aprovados no último concurso da Brigada Militar. A convocação dos futuros soldados será publicada no Diário Oficial de sexta-feira (21).
Conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP), após a publicação, iniciam-se os prazos para entrega de documentação, exames toxicológicos e análise da vida pregressa dos aprovados. A expectativa da pasta é de que o curso de formação comece em novembro e os novos servidores estejam aptos a reforçar o policiamento a partir de julho de 2019.
A convocação chegou a ser prometida pelo Comando Geral da BM e pela SSP para junho. Sem cumprir o prazo, o governo homologou o resultado do concurso em julho, prometendo o chamamento para os dias seguintes. Em agosto, o Piratini parou de projetar novas datas. A legislação eleitoral permite o chamamento de aprovados, desde que o concurso tenha sido homologado até três meses antes do dia do pleito.
Uma fonte com acesso à cúpula da Segurança Pública estadual diz que a decisão de adiar o chamamento passou pela Secretaria da Fazenda.
Fonte: Gaúcha Zh.