Muita emoção, orgulho pelas tradições gaúchas, e homenagem a Paixão Cortes marcaram a abertura da Semana Farroupilha
A Semana Farroupilha iniciou oficialmente nesta sexta-feira(14) com o acendimento da Chama Crioula que foi trazida do município de Iraí pelo Grupo Santanense de Cavalgadas. Durante a solenidade de abertura foi distribuída a centelha do fogo farrapo as entidades tradicionalistas além de ser realizada de uma homenagem ao folclorista Paixão Cortes, falecido no final do mês de agosto.
Aproximadamente mil cavaleiros estiveram representando as diversas entidades tradicionalistas do município. Como tem ocorrido nos últimos anos, a solenidade aconteceu na Praça General Osório onde está instalado o Galpão Crioulo onde durante a Semana Farroupilha a centelha da Chama Crioula permanece.
Neste ano, depois de 15 dias na estrada enfrentando, sol, chuva e poeira, o Grupo Santanense de Cavalgadas percorreu mais de 700km até o município de Irá no norte do estado, divisa com Santa Catarina, para buscar a centelha da chama crioula e trazer ao município o símbolo máxima da nossa Semana Farroupilha.
Para o presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas, Leonardo Soares, a solenidade de abertura saiu conforme o planejado. “O sentimento é de dever cumprindo. Foram praticamente 8 meses de trabalho juntamente com as entidades tradicionalistas e a comissão organizadora que se emprenhou o máximo para organizar a nossa semana farroupilha. Agora é só aproveitar essa grande festa gaúcha” destacou.
Homenagem a Paixão Cortes
Após a o acendimento do candeeiro crioulo, foi realizada uma homenagem ao tradicionalista e folclorista santanense João Carlos Davila Paixão falecido no dia 28 de Agosto deste ano. No a comissão organizadora dos festejos farroupilhas colocou um quadro do tradicionalista no galpão crioulo com forma de lembrar a sua importância para a cultura gaúcha.
A Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas é integrada por representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Prefeitura Municipal, Brigada Militar e 19ª Coordenadoria Regional de Educação.
Por: Matias Moura – [email protected]