A competição aconteceu durante a 41ª Expointer com as profissionais Nathiely Costa e Michele Machado
Uma dupla de mulheres que esteve representando Santana do Livramento na final da Paleteada nos dias 30 e 31 de agosto, durante a 41ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio/RS, foram as meninas Michele Machado e Nathiely da Costa.
Na temporada atual, foram 70 duplas classificadas: 60 do Rio Grande do Sul, cinco de outros estados do Brasil e duas do Uruguai, além do campeão da modalidade 2017 e, por fim, o campeão e vice da Força B.
Para chegar até a final a dupla passou pela primeira credenciadora em Alegrete, uma semifinal em Bagé onde não classificaram, e em Alegrete classificaram em 10º lugar.
Michele conta que na primeira vez que correram juntas nem treinaram para a prova. “Fomos só na coragem, chegando lá, ganhamos a prova”, fala com um sorriso de felicidade mostrando a conquista da dupla.
Era apenas uma credenciadora normal, como os Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos de cada região costumam organizar. A cada seis duplas, uma classifica, conseguindo a classificação para correr a semi-final. Tem um ranking de pontuação pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), como o campeonato é nacional apoia as duplas de fora do Estado. As duplas que estão bem pontuadas entram pelo ranking, não precisam participar de classificatória. Isso é uma maneira que a ABCCC tem para incentivar quem é de fora do Estado.
Nathiely e Michele dizem que tentaram fazer o melhor para representarem bem nesta edição de 2018. A carreira das duas admiradoras da paleteada e do Cavalo Crioulo já vem há alguns anos. Não é a primeira vez que estão à frente de uma final Nacional.
As profissionais trazem um histórico de peso, Nathiely participou de uma final pela primeira vez em 2007 com outra amiga. “De lá para cá todos os anos a gente vai tentando classificar, já faz quatro anos que participo consecutivo”, destaca.
Sob o incentivo de pessoas mais experientes na área, Michele diz que faz 11 anos que participa dessa prova. “Para nós é um compromisso, uma mulher na dupla já chama atenção, imagina duas nesse meio que é tão masculino”, comenta.
Na final, em Esteio, Michele montou Retiro de Pai Passo e Nathiely, BT Valparaíso. “Sempre que a gente vai correr dizem: as gurias se atrasaram porque foram passar batom, sempre tem um para mexer conosco”, exalta Nathiely.
Uma trajetória que começa na admiração natural e com influência familiar pelo equino. “Estar nesse meio de gauchadas é ótimo porque a gente se sente em casa. Eu sempre gostei de cavalos. O pessoal da paleteada é bastante família. Em Esteio, tem duplas que já são campeãs e bi-campeãs como as duplas uruguaias. São duplas fortíssimas, então só de estarmos na final já é um baita compromisso”, finaliza Michele.
Por: Lauren Trindade – [email protected]