qua, 4 de dezembro de 2024

Variedades Aplateia | 30 e 01.12.24

Morre o santanense Paixão Côrtes aos 91 anos de idade

Na tarde desta segunda-feira (27), foi confirmado o falecimento de Paixão Côrtes nas redes sociais do Repórter Farroupilha Giovani Grizotti. O tradicionalista, santanense, tinha 91 anos, um dos homens mais importantes da cultura gaúcha. Fundador do primeiro CTG do Rio Grande, folclorista, pesquisador de danças tradicionais. Ele estava internado no Hospital Ernesto Dornelles em Porto Alegre, onde tentava se recuperar de complicações após ter fraturado o fêmur.

No ano passado, o folclorista anunciou sua despedida da vida pública, para cuidar da saúde. Conforme carta divulgada pela família na ocasião, Paixão seguiria “organizando e enriquecendo seu extenso acervo documental de pesquisas”. Parte dessa organização consistia em editar um livro de  700 páginas sobre danças tradicionais.

Com suas pesquisas, Paixão ajudou a documentar os costumes e a arte do homem do campo, mas também reuniu documentos sobre o desenvolvimento da música urbana em Porto Alegre. Seu resgate histórico sobre a gravadora Casa Elétrica, por exemplo, foi fundamental para pesquisadores de todo o país entenderem como se deu a história do disco no país e na América do Sul.

Por: Lauren Trindade/ [email protected]

Portos RS apresenta cronograma de trabalho nas hidrovias e prevê dragagem do Canal de Itapuã concluída em 90 dias

O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, participou da reunião da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo na manhã desta quarta-feira (04), atendendo requerimento do deputado Rodrigo Lorenzoni. Klinger fez uma apresentação sobre O Papel da Portos RS na Reconstrução Logística no RS, em que mostrou a estrutura atual da estatal, que é composta por três portos, Rio Grande, Pelotas

Deputado Afonso Hamm manifesta repúdio às invasões do MST em Pedras Altas

O deputado federal Afonso Hamm usou a tribuna da Câmara dos Deputados, para repudiar os atos de invasão de duas propriedades, ocorridas nesta semana, na Cabanha Santa Angélica e Fazenda Nova, no município de Pedras Altas. “Nós fomos surpreendidos mais uma vez com a invasão, pelo MST, em propriedades privadas produtivas. Temos que proteger nossas propriedades. Precisamos garantir e dar