qui, 10 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Raça e paixão: a força da mulher gaúcha no mundo do cavalo crioulo

Laura Pando e Vanessa Castilhos demostram o amor pelo cavalo crioulo ao disputar provas Rio Grande afora. Treinadora e aluna tem um sonho comum: um dia disputar a final do Freio de Ouro

A santanense Laura Pando está classificada para a prova Freio do Proprietário na categoria amador B, onde monta a égua Basca Querência.
Laura desde muito pequena teve contato com o campo e o cavalo, mas foi aos 12 anos de idade que ela começou a se interessar por provas campeiras, primeiro pelas provas de paleteadas e com o tempo o tiro de laço que é a sua grande paixão. Hoje a jovem santanense tem se destacado nas pistas de provas do circuito do Cavalo Crioulo onde recentemente conseguiu uma classificação para disputar em Setembro a prova denominada “Freio do Proprietário” categoria jovem.
Segundo sua treinadora e amiga, Vanessa Castilhos, Laura vem em uma crescente desde que começou a se dedicar a prova há 5 meses atrás. De lá para cá foram duas participações em provas do circuito do cavalo crioulo sendo premiada com um 1º e um 2º lugar.
Para se preparar para as provas Laura tem uma rotina diária bastante intensa de treinamento, são cerca de uma hora de atividades a cavalo na pista do Sindicato Rural de Livramento buscando aprimorar a sua técnica. “O nosso grande objetivo é que ela ande bem lá. Tem muita gente treinando e pra nós não importa o resultado, 1º ,2º e 3º não importa. E sim ela se sair bem na prova” comenta.
Com a finalidade de aproximar e levar até a pista criadores e proprietários, aproximando-os de seus animais, o Freio do Proprietário tem a final nacional marcada para o dia 27 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio/RS.

ASSOCIAÇÃO RIO-GRANDENSE DE IMPRENSA

A Associação Rio-grandense de Imprensa reconheceu a trajetória de profissionais do jornalismo e suas contribuições à comunicação do Rio Grande do Sul em cerimônia ocorrida no Tribunal de Justiça do RS na noite do último dia 7. Entre os agraciados, estava a jornalista Gabriela Mendonça, diretora de comunicação da Aegea – Regional Sul, controladora da Corsan. A jornalista, com mais

Resumo de quinta-feira – 10/04/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   CORREIO BRAZILIENSE – Trump recua para negociar tarifas, menos com a China   O GLOBO – Trump recua no tarifaço global e sobe taxas para China, mas baixa o tom   O ESTADO DE S. PAULO – Trump sente peso da crise que criou e adia tarifaço; taxa da China sobe

Deputado Afonso Hamm propõe audiência pública sobre Securitização em Brasília

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) obteve, nesta quarta-feira (9), na Câmara dos Deputados, a aprovação de um requerimento de sua autoria para a realização de audiência pública crucial para o setor agropecuário do Rio Grande do Sul. O evento, agendado para o dia 15 de abril, em Brasília, terá como foco central a discussão sobre a Securitização das dívidas