Esta façanha aconteceu no último dia 22 quando o Bobby Fischer Xadrez Clube promoveu o 1ºTDTXI (1º Torneio Dose Tripla de Xadrez Internacional) nas suntuosas dependências do colégio Professor Chaves em Santana do Livramento e que teve a participação de enxadristas de cinco países – Cuba, Venezuela, Argentina, Uruguai e Brasil que consistia na disputa dentro de apenas uma atividade de 11 rodadas no ritmo de 15 minutos K.O. três torneios alinhados simultaneamente: 2ºT.E.E.M. (Torneio Engenheiro Emílio Mansur), C195SL (Copa 195 anos de Santana do Livramento) e 4ºTBI (Torneio Bolsa de Investimentos).
Para participar desta inédita promoção que homenageou o aniversário de Santana do Livramento era necessário um investimento de R$12,00 que substituiu os tradicionais pontos e no final retornava em forma com os devidos lucros a quem melhor soubesse investir. Literalmente todo o torneio consistiu em perder ou ganhar dinheiro. Em cada partida o eventual vencedor sempre ganhava metade do dinheiro de seu adversário e assim sucessivamente da primeira a última rodada. Uma novidade criada pelo presidente do BFXC Pedro Nicola em conjunto com os gêmeos Rafael e Gustavo El Hanini e que agradou a todos, pois esta forma de disputa só favorece a quem vence e literalmente força ambos a jogarem para vencer coibindo com os quase intermináveis empates. Como consequência o que se vê são belíssimas partidas abertas e agudas – boas de assistir. Com isso acabou a monotonia e a covardia de alguns enxadristas em atacar.
Ao término da 5ª rodada, conforme determinava o regulamento, houve uma breve pausa para a premiação e homenagem ao grande Engenheiro de Bagé Emílio Mansur num reconhecimento pela sua dedicação ao xadrez na sua terra. Neste 2ºT.E.E.M a organização premiou os oito primeiros com troféus. Isso aconteceu após o almoço de confraternização.
Após uma breve pausa e trocas de cumprimentos entre os premiados e demais espectadores – o1ºTDTXI reiniciou com a disputa da 6ª, 7ª e 8ª rodadas. Contudo mesmo com o calor das disputas a senhor tempo meteorológico resolveu comparecer e além da chuva derrubou a temperatura para cerca de dois graus célsius. Esta inesperada virada quase levou a nocaute os representantes venezuelanos que estranharam o frio – uma vez que, segundo disseram, lá na terra deles quando faz frio no máximo ficam entre 25 ou 26 graus. Ao encerrar a 8ª rodada houve nova pausa para premiar com troféus os 10 primeiros.
Clas/final. Nome País/idade
1 MF Lisyender Jesus Teran, Venezuela
2 MF José Félix Campos, Argentina
3 MF Pablo Trujillo, Venezuela
4 |Emílio Mansur, Bagé
5 |Roberto Castillo, Montevidéu
6 |Ministro Paulo Brossard, Bagé
7 |Rafael El Hanini, Livramento
8 |Moisés Camacho, Venezuela
9 |Nilo Cruxen, Livramento
10 |Ignácio Marrero, Bagé
11 |Joel Chacon, Cuba
12 |Santiago Ruiz, Rivera
13 |Gustavo El Nanini, Livramento
Paratleta da APAE Bruno Carossio recebe honraria do Comitê Brasileiro Paralímpico
Neste sábado 23 de novembro, Bruno Armando Lamp Carossio, paratleta santanense da APAE, recebeu na capital dos gaúchos, a honraria “Mizael Conrado” ofertada pelo Comitê Brasileiro Paralímpico como destaque em 2024. A cerimônia foi realizada no Clube do Professor Gaúcho em Porto Alegre, Avenida Guaíba, nº 12060, bairro Ipanema – Porto Alegre, às 20h. O paratleta esteve acompanhado da professora