Produção gravada em Sant’Ana do Livramento foi apresentada na capital paulista
A próxima segunda-feira (27) será marcada pelo encerramento da 13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que acontece em São Paulo. Realizado pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), Sesc, Ministério da Cultura e Centro Cultural Banco do Brasil, com copatrocínio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o evento contou com a apresentação do filme A Palestina Brasileira, com gravações em Sant’Ana do Livramento. Além da produção, foram apresentadas no evento outras 22 produções – 8 inéditas – que retratam a realidade política, social e cultural de países árabes, bem como filmes brasileiros e latino-americanos com temática relacionada à cultura e à imigração árabe.
Com ingressos a preços populares, os filmes exibidos no CineSesc e no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB SP), além de contarem com parceria com a Aliança Francesa para exibições e eventos, contou com o apoio cultural da Fambras, do Instituto do Sono e da Unifesp, por meio da Cátedra Edward Said e do Proec, além do apoio cultural do Cine Fértil (Argentina), do Consulado Geral da França em São Paulo, da Cinemateca Francesa e do Institut Français.
Para o diretor cultural do Instituto da Cultura Árabe no Brasil, Arthur Jafet, o evento está sendo um sucesso. “Salas um tanto cheias e com a presença de cineastas e professores ligados a temática. Tem tido poucos acentos vazios. Fazemos avaliação positiva, tem suprido as nossas expectativas”, disse. Arthur falou sobre a produção A Palestina Brasileira. “É emocionante e importante o depoimento daqueles que estrelaram, como o do Dr. Antonio Badra. O filme do Omar Barros Filho foi muito especial para nós”, complementou.
Segundo o vice-presidente do Instituto da Cultura Árabe, Gabriel Sayegh, a cada ano a Mostra vai crescendo. “A cada ano as expectativas vão sendo supridas, a mídia feita em cima dela é muito grande. Procuramos trazer a cultura árabe para brasileiros. São filmes geralmente inéditos”, afirmou.
Para o diretor do filme A Palestina Brasileira, a Mostra Mundo Árabe de Cinema alcançou plenamente seu objetivo de apresentar e força, a qualidade e a diversidade do cinema produzido atualmente nos países árabes. “A participação de A Palestina Brasileira no evento, posso dizer que foi um êxito. O público recebeu o filme com entusiasmo. Fiquei muito satisfeito com o resultado, alegria que divido com Antônio Badra, um importante personagem de A Palestina Brasileira, que dialogou com a plateia com a naturalidade de quem tem verdades a dizer”, contou.