dom, 27 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

O melhor da comida japonesa

Daigô Sushi: O chef Bruno Normey conta um pouco da sua trajetória

A culinária japonesa é conhecida por reunir ingredientes saudáveis em preparações leves. Tanto pela harmonização de ingredientes quanto pela beleza na apresentação dos pratos, é uma verdadeira arte. E quando se fala em sushi, é impossível não pensar no Daigô!

O empreendimento nasceu devido ao grande sucesso de seu Delivery. Dessa forma, o seu proprietário resolveu então expandir e inaugurar o restaurante em uma ótima localização para melhor atender os seus clientes. O Daigô Sushi vem se aprimorando e hoje oferece o que há de melhor em comida japonesa na fronteira.

Conheça um pouco da trajetória do Chef e empreendedor Bruno Normey em entrevista ao Caderno Variedades:

Como surgiu a ideia de trabalhar com gastronomia japonesa?

A ideia surgiu por ser um nicho inexplorado no mercado santanense. Na época eu já havia realizado alguns cursos de gastronomia e havia trabalhado com o Chef Osvaldo formado no le cordon Bleu e em um restaurante de culinária japonesa em Porto Alegre. Eu precisava de emprego, de dar um rumo novo em minha vida, então, em 2011, com poucos recursos e alguma técnica comecei a explorar essa área. Inicialmente ingressei na tele entrega, com o auxílio do ‘boom’ da ferramenta Facebook.

Como começou o seu negócio? Conte-nos sobre seus primeiros tempos.

Como dito anteriormente, comecei na tele entrega num apartamento do Village Center, passei por casa de amigos, por último construí uma cozinha industrial na casa da minha mãe. Com a utilização da ferramenta social consegui alavancar as vendas e investir em patrimônio. Aos poucos fui aprimorando as técnicas de preparo e me especializando. Paralelamente, fui aprimorando a logística dos produtos e escolhendo os melhores insumos.

Desde quando trabalha com isso e desde quando está com o local na João Goulart?

Comecei no ramo da gastronomia em 2007, quando fui morar na cidade de Porto Alegre e estudar gastronomia na escola Ayres Scavoni.  Nessa escola conheci o chefe que já citei. Após, mudei para a cidade de Florianópolis onde também trabalhei no ramo culinário. Em 2009 retornei para a cidade de Santana do Livramento, sempre trabalhando na área. Após alguns percalços, percebi que poderia ter meu próprio negócio. Em 2011 comecei a tele entrega. Na João Goulart já fazem quase 2 anos que estamos estabelecidos.

Do seu ponto de vista, quais são os benefícios e riscos do empreendedorismo?

Eu não diria risco, mas diria que há certas dificuldades a serem enfrentadas para o empreendedor. Nossa carga tributária é muito alta, pagamos impostos sobre tudo e todos, para quem está iniciando um negócio é bastante complicado, o empreendedor deve persistir no seu negócio. Mas é claro que existem benefícios, o maior deles é ser dono do próprio negócio. Isto proporciona uma qualidade de vida diferenciada. Pois você é seu próprio chefe.

Como você descreveria a si próprio como líder de sua empresa?

Não me considero um chefe. Acho que sou mais um aprendiz. Busco sempre melhorar e me aprimorar para que possa ensinar quem está comigo. Estou no restaurante toda a noite, junto com o pessoal da cozinha, do salão e do bar. Creio que como líder eu busco ensinar quem está comigo e ver quais as dificuldades encontradas, visando saná-las. Trabalho em equipe, pois sei que cada pessoa tem suas potencialidades, e minha tarefa. Achar essas potencialidades e fazer com que aflorem.

Qual o fator mais importante para o sucesso da sua empresa? Qual o seu diferencial no mercado?

O fator mais importante é manter o padrão “Daigô Sushi”, tanto visual quanto no sabor. O sushi deve estar sempre na mesma forma, com o mesmo gosto e mesma aparência. Nosso diferencial é que somos certificados pela ASJA All Japan Sushi Association e também pela Sushi Skill Institut. Ou seja, sou certificado pelo governo japonês como Advisor, e nosso produto passa por todas as técnicas exigidas por eles.

Quais critérios você utiliza na seleção de pessoal?

Principalmente o que procuro é alguém que tenha vontade de aprender. Creio que escolher através de métodos antigos como por exemplo pela escolaridade já está ultrapassado. Quem quer aprender, quem tem dedicação e comprometimento poderá fazer parte da nossa empresa.

No cenário econômico atual do Brasil, qual dica você daria para quem quer abrir o próprio negócio?

Tenha uma ideia nova, veja o que ainda não há no mercado e explore. Principalmente inove, tenha um diferencial e guarde esse segredo a 7 Chaves.

Daigô Sushi, trazendo o Japão para mais perto de nós!

Endereço: Av. João Goulart, n° 684

Telefone: 3244 2101

Facebook: daigô sushi livramento

Trio é preso pela Patrulha Rural na Florentina com carne sem procedência

A Brigada Militar efetivou a prisão neste domingo de um trio suspeito de abigeato na região da Florentina. Segundo o Boletim de Ocorrência, registrado na DPPA , a Brigada Militar recebeu uma denúncia informando que duas motos escuras tipo Bros estariam se deslocando pela estrada da Madureira em direção da cidade com uma ovelha carneada. De posse dessas informações uma

Núcleo Santanense de Criados de Cavalos Crioulos realiza prova kids na Rural

Na manhã deste domingo (27) a pista de provas do Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho recebe a primeira edição da prova Kids de incentivo aos esportes equestres. O evento foi realizado pelo NSCCC e contou com a participação de 50 crianças escritas , divididas em diversas categorias. Segundo o presidente do Núcleo, Daniel Righi o evento surgiu da

7ºRCmec realiza formatura de entrega da Boina Preta

No dia 26 de abril, coroando o final da Fase de Instrução Básica, o “Sétimo de Cavalaria”, realizou a solenidade de Entrega da Boina Preta, O “Símbolo do Combatente Blindado e Mecanizado”. Na oportunidade o Ten Cel Luciano, Comandante do Regimento, agradeceu a presença das autoridades, familiares e imprensa local no evento; Em suas palavras exaltou a importância da Boina