Senac Santana do Livramento
Parece, num primeiro momento, que o empreendedorismo é algo recente. Porém, o termo teve origem com os franceses no século XV. Em 1437 foi utilizada pela primeira vez a palavra empreender, que vem do francês entrepreneur e significa começar algo novo e assume riscos.
Segundo Filomena Garcia, colunista do UOL, “empreender é acreditar sempre, mesmo em tempos de crise.” (https://economia.uol.com.br). Pois bem, quanto a crise, é perceptível que este é o momento que vimemos em nosso país. Momento em que se fortalece a expressão: Não pense em crise, crie. Portanto, criar, enquanto a busca de superação de crises é a essência do empreender.
Quanto à questão empreendedorismo, temos o empreendedor por oportunidade e o empreendedor por necessidade. O empreendedor por oportunidade, antes de tudo, é um observador atento às necessidades e demandas do consumidor percebendo a carência de determinado produto ou serviço e partir daí, implementa tornando essa necessidade em uma nova oportunidade. Normalmente esse empreendedor surge em bons momentos da economia, embora não seja necessariamente a regra.
Por outro lado, temos o empreendedor por necessidade. Quando utilizamos essa nomenclatura, estamos pensando naquele profissional que passa por necessidade e vê no empreendedorismo a saída para seus problemas. Essa necessidade pode se dar pela perda do emprego, redução da renda familiar, encolhimento da necessidade de profissionais no mercado e, também, em função da economia que neste caso, está deixando a desejar.
Assim empreender, hoje, é uma questão de sobrevivência ou de desenvolvimento pessoal. Em qualquer dos casos há a necessidade de se estar preparado para esta atividade, para que, ao empreender, o cidadão não venha a criar um problema ainda maior, pelo insucesso do seu empreendimento.
Portanto, se você estiver pensando nesta possibilidade, prepare-se adequadamente. Busque o conhecimento necessário, capacitando-se para empreender com sucesso.
Cirumberto Cezar dos Santos
OEP C Senac Santana do Livramento
Rua Duque de Caxias, 2049
Telefone (55) 3244.4253