sáb, 21 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 21 e 22.12.24

RC Livramento é destaque no programa Compartilhe RS da RBS TV

Na manhã deste Domingo o time de futsal RC Livramento foi o destaque no programa Compartilha RS da RBS TV . O programa visa divulgar ações e ideias que fazem a diferença no cotidiano das pessoas e dessas vez o time santanense pode contar um pouco do trabalho voluntário que vem realizando ao longo dos anos com suas campanha solidárias.

Quem quiser assistir o vídeo na integra é só acessar o link https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/compartilhers/noticia/2018/08/19/equipe-de-futsal-promove-campanhas-solidarias-em-santana-do-livramento.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Time de futebol se reúne para promover campanhas solidárias em Santana do Livramento

O que era uma diversão no intervalo da escola para um grupo de amigos de Santana do Livramento, Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, se tornou uma ação solidária que abraçou toda a comunidade. O passatempo infantil evoluiu para equipe de futsal Rolo Compressor, mais conhecida apenas como RC, que hoje conquistou o verdadeiro destaque fora das quadras. Isso porque os integrantes do time promovem cinco campanhas todos os anos.

“Começamos com uma campanha de arrecadação de brinquedos, sem muita pretensão, e deu muito certo”, conta o advogado Maurício Cardoso, um dos fundadores do time.

O RC Livramento já participou de campeonatos em todo Rio Grande do Sul. O nome da equipe foi escolhido pela boa atuação dos jogadores dentro das quadras. Quando surgiu, há 12 anos, ninguém conseguia bater o “Rolo Compressor” de Livramento.

“Quando começou, não pensávamos que chegaríamos nessa proporção. Fundamos para jogar bola, mas aí todo mundo ficou gordo e a gente focou em ajudar as pessoas”, brinca Douglas de Oliveira, outro fundador do RC e jogador profissional de futebol.

Mas se dentro de quadra a atuação já não rendia muitos aplausos, as ações promovidas pelo grupo continuam crescendo. E eles sonham com mais.

“Antes a gente tinha aquele sonho de ser jogador profissional, mas hoje a alegria é muito maior de poder ajudar as pessoas”, diz o advogado Germano Baucer.

Ao todo, são cinco campanhas solidárias anualmente. Tudo começa na arrecadação de material escolar nas férias de verão. Depois, o foco é destinado para a doação de agasalhos para o inverno. Uma campanha de arrecadação de alimentos ocorre logo depois. E antes do Dia das Crianças, o jogadores buscam doações de brinquedos, ação que se repete quando o Natal se aproxima.

“A gente finaliza uma campanha e já começa a preparar a próxima, o nosso ano é bem corrido”, conta Cardoso.

Todas as doações são distribuídas em bairros pobres de Santana do Livramento. Só este ano, o RC Livramento arrecadou mais de duas toneladas de alimentos. A última entrega aconteceu na semana passada, quando foram montados mais de 200 kits distribuídos para os moradores do bairro Parque São Jorge.

Apesar de já ter conquistado muitos troféus como atletas e a gratidão das pessoas ajudadas, o RC sonha agora em conquistar uma sede espaçosa para promover as atividades.

“Temos um sonho de ter um espaço mais amplo para receber as crianças e poder dar o nosso exemplo”, conta Maurício.

Postado por Matias Moura

Notícias do dia por Germano Rigotto

Resumo de sábado – 21/12/2024 Edição de Chico Bruno Reportagens de capa VEJA: 2024 Clima ruim Nunca houve, na história da civilização industrial, ou pelo menos desde que ferramentas científicas começaram a medir com acuidade as transformações climáticas, um ano como o de 2024. Vive-se, no cotidiano ambiental e da sociedade, uma era de extremos. A revelação do plano do