Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como um bioma oficial brasileiro em 2004, o Pampa representa mais de 60% do território do Rio Grande do Sul, e é um importante meio para atividades econômicas e serviços ecossistêmicos, como purificação das águas, manutenção e composição química da atmosfera e armazenamento e reciclagem de nutrientes. As potencialidades produtivas na Região da Campanha, que abrange o bioma, será o tema da 3ª Semana Acadêmica Integrada da Unidade da Uergs em Santana do Livramento, que ocorrerá entre os dias 29 e 31 de agosto, com uma programação que conta com uma série de palestras, oficinas e apresentações de trabalhos científicos.
O objetivo do evento é alertar para os perigos dos atuais modelos de desenvolvimento econômico que acabam por degradar o bioma e, ao mesmo tempo, apontar alternativas e soluções para a problemática. “A Semana pretende criar um espaço de discussão para construir estratégias de desenvolvimento que tenham como premissa a valorização dos ativos históricos, ecológicos, sociais e econômicos próprios do Bioma Pampa”, diz o professor Márcio Neske, coordenador do evento.
A Semana integra os cursos de Agronomia e Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial. As inscrições para submissão de trabalhos científicos vão até o dia 20 de agosto. O evento é aberto ao público em geral e quem quiser participar apenas como ouvinte pode se inscrever até o dia 28 de agosto, pelo site do evento.
Serviço
3ª Semanada Acadêmica Integrada: Potencialidades Produtivas da Região da Campanha
Local: Unidade da Uergs em Santana do Livramento (Rua Rivadavia Correa, 825 – Centro)
Data: de 29 a 31 de agosto
Hora: das 8h30 às 21h50
Inscrições: até o dia 20 de agosto para submissão de trabalhos e até o dia 28 de agosto para participação como ouvinte, através do link.
Coordenação: Márcio Neske ([email protected])
Postado por Matias Moura