Tradicionalista de 91 anos não está mais sedado, mas situação inspira cuidados
O tradicionalista João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, 91 anos, está internado no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, há quase um mês. Paixão Cortês realizou uma cirurgia após uma fratura de fêmur no dia 18 de julho, teve complicações no pós-operatório. Ele segue no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e, segundo familiares,permanece entubado, mas já não está mais sedado.
O estado de saúde do folclorista gaúcho é estável, mas inspira cuidados. A família de Paixão Côrtes agradece as doações de sangue que foram feitas em nome dele, afirmando que vieram em uma boa hora, até mesmo para outras pessoas necessitadas.
No ano passado, o folclorista anunciou sua despedida da vida pública para cuidar da saúde. Conforme carta divulgada pela família na ocasião, Paixão Côrtes seguiria “organizando e enriquecendo seu extenso acervo documental de pesquisas”. Parte dessa organização consistia em editar um livro de 700 páginas sobre danças tradicionais.
Com suas pesquisas, Paixão ajudou a documentar os costumes e a arte do homem do campo, mas também reuniu documentos sobre o desenvolvimento da música urbana em Porto Alegre. Seu resgate histórico sobre a gravadora Casa Elétrica, por exemplo, foi fundamental para pesquisadores de todo o país entenderem como se deu a história do disco no país e na América do Sul.
Fonte: Gaúcha ZH.